Irene Campos Pinho

Uma Artista Regional

Por Irene Campos Pinho

Pintura A Óleo, Pintura Acrílica, Artista Individual, Artes e Entretenimento, Artes

Esta página foi vista 1421 vezes desde 08/03/2021

A imagem da capa é um fragmento da obra "Um Jovem Pescador", pintado por Irene em 2021, nele a artista busca retratar não apenas uma cena, mas uma história de tradição: a pesca da tainha, que é um dos eventos culturais do litoral Catarinense. No quadro, do lado esquerdo e acima, há monumentais edifícios que representam o progresso, o desenvolvimento tecnológico da sociedade. E, num plano a frente há um pescador jovem, em uma colheita farta de tainhas, esperando vencer todos os desafios que a pesca artesanal enfrenta, para sobreviver numa atmosfera de choque de realidades e incertezas.

Irene a partir da obra e de um olhar crítico apresenta a realidade dos pescadores e a dificuldade em se preservar tradições culturais. O jovem pescador é a representação de todos aqueles indivíduos que se encontram num impasse, sobreviver para manter uma tradição viva ou abrir mão do conhecimento que foi passado de geração em geração e ser engolido pela padronização do sistema. As incertezas podem fazer com que o pescador e a tradição desapareçam, tornando-os apenas uma lembrança do passado, descrita em livros, filmes e obras de arte.

ISBN 978-65-001-8312-2
Edição 1 (2021)