Leandro Gomes de Barros: Política e Cultura na Literatura de Cordel (1889 – 1918)

Política e Cultura na Literatura de Cordel (1889 – 1918)

Por Moab Amorim Almeida

Geografia E Historia, Historiografia, Artes

Esta página foi vista 3291 vezes desde 18/12/2013

A proposta deste trabalho constitui-se em analisar o acervo de Literatura de Cordel do poeta Leandro Gomes de Barros (1865-1918), relacionando as sátiras políticas e sociais aos acontecimentos ocorridos no final do século XIX e inícios do século XX, período conhecido na História do Brasil como Primeira República. Através da sua obra poética penetramos a sociedade brasileira neste período de transformações, onde o poeta assume a condição de agente político-social denunciando as mazelas que afligiam a população. Movido pelo seu forte sentimento moralista e religioso, Leandro Gomes de Barros se posiciona contrario ao discurso modernizador que promovia a mudança de comportamento e valores.

Edição 1 (2013)
Tipo de papel Couche 90g