LENIÊNCIA & ACORDOS - POLÍTICAS ANTITRUSTE

(IN)COERÊNCIAS COM A LÓGICA DO DEVIDO PROCESSO LEGAL CONSTITUCIONAL

Por Moacir J Outeiro Pinto

Política Econômica, Direito Penal, Direito Civil, Direito Administrativo E Prática Regulatória, Economia, Direito, Ciência Política

Esta página foi vista 144 vezes desde 11/07/2024

Iniciar a palmilhar os recônditos do Direito Econômico não é tarefa fácil. Procurar compreender o objetivo do legislador ao se propor a legislar para provocar meios de convivência pacífica do Estado em meio a globalização econômica e a convivência com a lógica capitalista de obter cada vez mais lucros, é tarefa árdua, mas não impossível de se empreender. Neste trabalho procura-se definir dentro de uma estrutura lógica de construção contextual os mecanismos que são utilizados para buscar o equilíbrio mercadológico submetido às diretrizes impostas pelo Poder Público. Ao se inserir no arcabouço jurídico pátrio experiências legislativas de outras nações no que diz respeito a tutela da ordem econômica, em alguns momentos o legislador é faltoso quanto ao zelo da coerência normativa, provocando “limbos” jurídicos que resultam em afronta direta ao Devido Processo Legal. Não há como conceber que os mecanismos de apoio à investigações e decisões processuais acerca dos crimes econômicos promovam insegurança jurídica aos acordos realizados pelos agentes econômicos que se propõem a colaborar com o Estado. Garantir antes de tudo que princípios e garantias fundamentais estampadas na Constituição de 1988 sejam preservados é a premissa básica de qualquer comando normativo, no entanto, essa premissa vem se mostrando ignorada na dissociação de entendimentos normativos dos diversos órgãos da administração pública. O Acordo de Leniência e o Termo de Compromisso de Cessação, muito embora mostrando-se eficientes no sistema legal antitruste mundial, a forma de como é adotado no Brasil, mostra-se fragilizada dentro do ponto de vista do agente econômico ora sujeito de direitos. Após caminharmos na busca da compreensão da política antitruste do Brasil e seus mecanismos de prevenção e repressão, busca-se com o presente trabalho, chegar a conclusão lógica que com apenas um mínimo de coerência legislativa, todo o sistema legal antitruste pátrio poderá cumprir o objetivo a que lhe foi atribuído, ou seja, buscar o equilibro e a estabilidade da economia de mercado no País sem mitigar princípios e garantias fundamentais arraigadas em nossa Carta Constitucional.

ISBN 978-65-266-2471-5
Edição 1 (2024)
Formato 16x23 (160x230)
Acabamento Brochura s/ orelha
Tipo de papel Polen

Moacir J Outeiro Pinto

Advogado formado pela Faculdade de Direito da UFMT, sócio nominal do Escritório de Advocacia Outeiro Pinto & Rosseti Advogados Associados, com forte atuação em Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Administrativo; Professor Universitário Escritor Maçom; Palestrante; Facilitador em Cursos Comportamentais; Gerente de Projeto; Consultor em Gestão Empresarial e de Negócios.

OPR Advogados Associados: http://www.opradvogados.adv.br