Liberdade:

Eis a questão!

Por Gizelia Mendes Saliby (org.)

Jovens e Adolescentes, Literatura Infanto Juvenil

Esta página foi vista 1580 vezes desde 26/08/2019

“Estamos condenados a ser livres” disse, certa vez, um importante filósofo. Nossas decisões cotidianas e nossa liberdade de escolher o que queremos, a quem amamos, a que nos submetemos, moldam a nossa perspectiva e realização no mundo.

Num tempo em que nossas liberdades individuais estão cada vez mais limitadas por preconceitos, violência e escolhas equivocadas, julgamos prudente e necessário incentivar nossas alunas e nossos alunos a desenvolverem textos com esse tema: a liberdade. A proposta deste livro é dar voz a esses jovens que, muitas vezes, são calados pelas nossas próprias ações. Com tantos limites e sanções que nos são impostos cotidianamente, abrir espaço para a expressão é, além de nosso dever, um ato de empatia, compaixão e amor.

Os textos são divididos por nível escolar e faixa etária. Houve, por parte da organização e direção do Colégio Global, a preocupação em organizar os conteúdos por série, para que fossem prestigiados todos os nossos alunos e alunas do Ensino Fundamental II.

Esperamos que os textos aqui contidos inspirem outros jovens a refletir sobre sua própria liberdade, compreender e respeitar a liberdade alheia e, por fim, participar ativamente do livre pensamento, entrando em contato com visões (às vezes diferentes das suas) e aspectos significativos do mundo que os cerca. Este livro é um convite a pensarmos nossas ações, a fim de que possamos mostrar a todos que, com respeito e liberdade, é possível chegarmos a uma sociedade mais justa, tolerante e fraterna.

ISBN 978-65-5392-398-0
Edição 1 (2019)

Gizelia Mendes Saliby (org.)

Gizelia Saliby, nascida em São Paulo, em 1991, formou-se em Letras e em Design de Moda. É mestra em semiótica e linguística geral e doutoranda na mesma área.

Entre as suas influências destacam-se a literatura, a música, o cinema, quadrinhos e as artes em geral.