A redescoberta do ciclo de modinhas de Marília de Dirceu, por pesquisadores brasileiros, se deu através de Mozart de Araújo (1904-1988) em 1963, ao apresentar em seu livro fotos do Cancioneiro de Musicas populares (1893-1899), de Cesar das Neves (1841-1920).
A obra de Neves é onde se encontra a primeira publicação do ciclo. Traz versificada em música apenas a primeira estrofe de cada canção recolhida. O texto é baseado em obra homônima de Thomaz Antonio Gonzaga (1744-1807), cuja autoria da música é atribuída ao compositor Marcos Portugal (1762-1830).
Este tipo de publicação apresenta um problema ao se executar a obra textual completa, pois é necessário realizar o encaixe de texto e música, que por motivos de não ferir a prosódia, e de que a melodia pode não servir tão bem em todas as repetições, por ser uma canção estrófica, suscitam reflexão para sua realização e interpretação.
A ênfase desse estudo detém-se nas particularidades do problema apresentado, e busca subsídios teóricos para orientar a interpretação contextualizada do texto musical e literário. Uma das tarefas essenciais segundo o ponto de vista da fundamentação no texto é viabilizar a interpretação repertorial através das realizações dos versos em música para as árias.
ISBN | 9786587214894 |
Número de páginas | 176 |
Edição | 1 (2022) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.