Melodrama no cinema norte-americano

desdobramentos e variações

Por Fernando Figueiredo Alves

Pictórico, Comunicação, Linguagem Artística E Disciplinas, Artes e Entretenimento, Artes

Esta página foi vista 197 vezes desde 16/11/2023

Melodrama no cinema norte-americano: desdobramentos e variações é um desafiante convite para uma viagem pelas raízes do melodrama cinematográfico clássico, de David W. Griffith a Douglas Sirk, mas também uma pertinente análise das suas variações em seu panorama atual, nomeadamente nas obras dos cineastas estadunidenses Clint Eastwood, James Gray e Todd Haynes.

Fernando Figueiredo Alves desenvolveu esta meritória pesquisa histórica e análise fílmica para nos oferecer este volume que recua a Jean-Jacques Rousseau e a René Charles Guilbert-Pixérécourt, no final do séc. XVIII, para nos ajudar a compreender a complexidade do melodrama enquanto gênero narrativo, prosseguindo depois séc. XX afora para nos contextualizar sobre a evolução cinematográfica do gênero e seus principais autores, com todas as fascinantes referências e relações genealógicas e dialogantes entre eles e o melodrama.

Paulo Manuel Ferreira da Cunha

ISBN 9786500862058
Edição 2 (2023)
Tipo de papel Polen

Fernando Figueiredo Alves

Possuo graduação em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná e Mestrado em Cinema pela Universidade da Beira Interior, em Portugal. Sou autor do livro "Melodrama no cinema norte-americano: desdobramentos e variações", uma obra que reflete minha paixão ao estudo da análise fílmica e da teoria cinematográfica. Em 2023, finalizei o roteiro (em parceria com Ana Barbosa) de “A ilha que habita em nós”, uma série documental em 10 episódios, contemplada no PROAC, que aguarda início de produção pela renomada e premiada produtora Aurora Cinema, idealizada pelo cineasta Camilo Cavalcante. Atualmente exerço a função de Autor-Roteirista e Produtor Executivo no departamento de Criação da EPTV (afiliada Rede Globo). Sou membro da ABRA - Associação Brasileira de Autores Roteiristas, buscando sempre aprimorar minhas habilidades e contribuir para o desenvolvimento do setor.