Meteorologia em tópicos: Volume 9

Ciências Aplicadas, Ciência Ambiental, Ciências Exatas, Ciência

Esta página foi vista 386 vezes desde 28/11/2023
Coloração

A nona edição do livro "Meteorologia em Tópicos" traz material didático sobre nove áreas distintas, oferecendo uma abordagem abrangente e aprofundada em língua portuguesa. Os capítulos, provenientes de experiências combinadas das Faculdades de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Federal de Alagoas, abordam assuntos como descargas atmosféricas, storm tracks no hemisfério sul, energética de área limitada, dinâmica hidrológica, variabilidade climática na dinâmica costeira, poluição atmosférica urbana, climas específicos (montanha, floresta, marítimo e urbano), sensoriamento remoto e radar meteorológico. Este volume se destaca por abordar temas pouco explorados, incluindo técnicas de oceanografia e a relação entre precipitação e eletricidade atmosférica.

Meteorologia em tópicos - volume 9

Sumário

Capítulo 1 - Descargas elétricas atmosféricas associadas a tempestades

Capítulo 2 - Storm tracks no hemisfério sul: da gênese aos cenários futuros e impactos na saúde humana

Capítulo 3 - Introdução a energética de área limitada

Capítulo 4 - Dinâmica hidrológica: processos e componentes do ciclo da água

Capítulo 5 - Influência da variabilidade climática na dinâmica costeira de regiões litorâneas

Capítulo 6 - Poluição atmosférica urbana: abordagem interdisciplinar

Capítulo 7 - Climas de montanha, de floresta, marítimo e urbano: um específico conceito de clima em biometeorologia

Capítulo 8 - Sensoriamento remoto para análise do espaço urbano e ambiental

Capítulo 9 - Radar Meteorológico: Definição, principais características e importância para ciência e sociedade

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Couche 90g

Rose Ane Pereira de Freitas e Glauber Lopes Mariano

Professor Associado do Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Idealizador e Organizador da série de livros "Meteorologia em tópicos" contendo até o presente momento (2020) 07 volumes disponíveis para compra física através do site Clube de Autores.