MOMENTOS DE POESIA

Vivida em Deus.

Amo uma Lembrança

Eu amo uma pequena

Que um dia deu-me um fora

E agora! Ora, eu amo esta pequena.

Eu amo a Aurora

Que não foi de vez embora

Fica-me fazendo de bobo

Que, embora em brigas tantas,

Do pai dela sou genro

E da minha mãe ela é nora.

Eu amo esta pequena

Que rostinho de açucena!

Que tez e que cor morena!

Que, levantando as antenas,

Leva-me às tantas idéias.

Lembro a Céia, lembro a Néia,

Mas é só lembrança apenas.

Agradecido

Pelo pão de cada dia,

Pelo amor que eu possuo,

Pelo amor de que sou parte,

Pelo dom e pela arte

De ser algo, e mais, alguém.

Pelo dom da criação,

Pela paz, pela minha alma,

Pela cor, pela paixão.

E como deixar de ser,

Pelo leite e pelo pão.

Sou agradecido

Por eu ser, tão, tão assim.

Você e eu, todos nós,

Tão completos, tão direitos,

Tão queridos, tão sem jeitos,

Amados e agradecidos.

O Poetar Desumano

O complexo da vida

É a inexplicável vontade de errar.

Todos buscam o lado errado.

Brancos vão para as praias

Para mais pretos parecerem;

Pretos pintam-se de brancos

Passando por ridículos incríveis.

Mulher faz tempo veste-se de homem;

O homem tem se travestido completamente.

Mas tudo isso é poesia.

O poetar da vida é desumano.

Tudo inspira um belo poema.

Poema do proibido,

Poema do contraste,

Poema da dúvida.

Mas esse poetar da natureza, quando nada

Manda-me escrever.

Edição 1 (2017)

Professor Tiago Esteves

Pastor Tiago dos Santos Esteves nascido no dia 8 de agosto de 1954, na Cidade de Cachoeiro do Itapemirim, Estado do Espírito Santo é o 5º dos nove filhos do casal Antonio dos Santos Esteves e da irmã Dorelina Pereira Esteves (ambos falecidos).

Nascido em lar cristão, manifestou sua fé em Cristo aos 7 anos de idade numa Escola Bíblica de Férias; e foi batizado em 6 de junho de 1963, pelo Pastor Acedino Vieira na Primeira Igreja Batista de Piranema (usando o batistério da Igreja Batista Central de Santa Cruz, num domingo, às 4 horas da tarde). Desde então vem servindo a Cristo.

Enviado ao Seminário Batista do Sul do Brasil pela Primeira Igreja Batista Vila Ieda, através do Pastor Sebastião Pereira de Barros (in memoriam), em 1991, formou-se como Bacharel em Teologia, com especialização em Educação Religiosa Cristã e Missões em 1997. Possui também noções avançadas em música sacra: Letra, Partitura e Arranjos.

Consagrado ao Santo Ministério da Palavra no dia 27 de novembro de 1999, na Primeira Igreja Batista do Núcleo Residencial Campinho I, pelo Pastor Auresvaldir Larrúbia da Silva, vem servindo a Deus nas igrejas batistas de nossa região, de acordo com as oportunidades surgidas.

Convocado pela Junta de Missões Nacionais em 1991, juntamente com sua esposa Osvaldina da Costa Esteves, continua à disposição daquela entidade batista.

Serviu como membro e teve diversos cargos nas seguintes igrejas (por força de mobilização de seus pais (quando solteiro) e de seus encargos e afazeres seculares): Primeira Igreja Batista Piranema, Igreja Batista Boa Esperança, PIB de Cabo Frio, PIB de Paraty, PIB do Tingui, PIB de Pedra de Guaratiba, PIB de Vila Ieda, Igreja Batista do Centenário no Jardim Bela Vista, Terceira Igreja Batista em Santa Margarida, PIB de Nova Cidade, PIB do Núcleo Residencial Campinho I e Igreja Batista Central de Inhoaíba.

Ocupou diversos cargos nestas igrejas, na Associação de Igrejas Batistas do Oeste Carioca, na Associação Real de Igrejas Batistas, na Convenção Batista Carioca e na Convenção Batista Brasileira. Escreveu diversos artigos para as nossas revistas e periódicos de nossa Denominação Batista; foi Coordenador Nacional do Grupo de Ação Missionaria da UMHBB, Redator das revistas: Homem Batista, O Embaixador e Comunicação Missionária (hoje, O Gamista).

É Licenciado em Letras, com habilitação em Técnicas de Redação, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literaturas Portuguesa, Brasileira e Inglesa. Licenciado e especializado em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar. É Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, com Monografia-Tese em Educação Cristã para a Igreja Local. Foi professor em vários colégios de 1o. e 2o. graus e dirigiu três destes colégios por um bom período de tempo. Lecionou no Seminário Teológico Batista Carioca as disciplinas: Eclesiologia Geral e Monografia de Bacharelato.

Recentemente foi Primeiro Secretário da Associação de Igrejas Batistas do Oeste Carioca, Gestor Adjunto da Associação Real de Igrejas Batistas, Líder, Conselheiro e Consultor de Diáconos Batistas, Primeiro Secretário da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil – SubSeção Oeste Carioca, Terceiro Secretário da Convenção Batista Carioca, Membro da Comissão Local de Recepção da 85a Assembleia da CBB e Diretor do Departamento de Arte e Cultura da Ordem dos Pastores Batista do Brasil – Seção Carioca. Hoje é Primeiro Secretário da Associação Real de Igrejas Batistas e Consultor de Diáconos da Associação de Diáconos da Associação REAL.

Assumiu interinamente no dia 21 de dezembro de 2003 e a partir de 31 de março de 2004 o pastorado efetivo da Igreja Batista Vila Paciência, que a partir de 26 de março de 2006, passou a se chamar Primeiro Igreja Batista da Rua São Gomário de Vila Paciência.

Atualmente integra o Corpo Ministerial da Igreja Batista Central em Inhoaíba, liderada pelo pastor José Ademir Ferreira Matos. Fone (21) 3905-1644 e (21)3377-5334.

Consultor de Diáconos, pedagogo, pastor, poeta e crítico.

Licenciado em LETRAS e em 1987, em PEDAGOGIA em 1990 pela FFCG/FEUC e Bacharel em Teologia pelo STBSB em 1997. Professor e Pastor Evangélico Batista. Fone. (21) 3377-5334. Cel. 21) 99598-0736.