Nita Pangga: A feiticeira boa

Por Joaquim Carlos Lourenço

Fantasia, Clássicos, Aventura, Infantil, Ficção

Esta página foi vista 252 vezes desde 01/11/2023

“Nita Pangga: A feiticeira boa” narra a vida de Nita Pangga, uma mulher solitária que vive afastada em uma casa no meio da mata, acompanhada apenas por seu marido, Bastião, e seus animais de estimação. O casal é conhecido e temido pelo povoado vizinho devido à reputação de Nita Pangga como uma feiticeira/uma bruxa.

As pessoas evitam sua casa, temendo não apenas sua aparência peculiar, mas também seus cachorros ferozes que protegem a propriedade. A única vez no ano em que a casa de Nita Pangga é visitada é quando ela realiza uma celebração religiosa que atrai vizinhos e conhecidos de outras localidades.

Embora sua reputação seja de uma mulher solitária e estranha, Nita Pangga é conhecida por suas habilidades medicinais, usando ervas para tratar doenças e ajudar as pessoas em seu povoado. Ela cultiva várias ervas medicinais e suas mercadorias são vendidas por seu marido na feira livre da cidade.

Às vezes, ela o acompanhava também, nessas oportunidades, as pessoas faziam uma zorra nas suas árvores frutíferas. Entre os garotos que costumavam ir pegar frutas na casa de Nita Pangga, estavam os dois primos, Muller e Euler. Os dois meninos iam apenas quando ela não estava em casa, porque com ela lá, era bem mais arriscado, pois Nita Pangga vigiava tudo, e ainda tinha os cachorros para driblar.

No entanto, Nita Pangga guarda um segredo que contrasta com sua imagem de feiticeira e mulher má. Apesar da fama e do medo que as pessoas têm dela, ela demonstra compaixão, bondade e generosidade, especialmente com Euler, um dos primos do povoado, que se torna uma figura recorrente em sua vida. O que será que Nita Pangga faz para Euler mudar sua percepção? E o que ele faz para Nita ficar mais próxima dele?

Leia o livro para saber toda a história, pois só assim você saberá o segredo por trás dessa mulher aparentemente assustadora e como ela toca a vida das pessoas em seu povoado. O desfecho final desse pequeno conto vai surpreender você!

Edição 1 (2023)
Acabamento Espiral c/ acetato
Tipo de papel Couche 90g

Joaquim Carlos Lourenço

Joaquim Carlos Lourenço é Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Possui especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atuou como professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST) nos cursos de graduação em Administração e Sistema de Informação. Lecionou no curso de graduação em Administração Pública da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Administração, Sistema de Informação e Ciências Ambientais. Autor de diversos capítulos de livros. Tem artigos publicados em eventos nacionais e internacionais, como também em periódicos nacionais e internacionais. É revisor de periódicos científicos nacionais. Atualmente, atua como escritor independente e infoprodutor.