NO CREPÚSCULO DA MOCIDADE

ARRANJOS E COMPOSIÇÕES MARCIAIS DE ANÍBAL WALTER RECONSTITUÍDOS POR ALVARO WALTER

Por ALVARO WALTER (COORDENAÇÃO) E CARLOS WALTER (ORGANIZAÇÃO)

Código do livro: 32011

Artes, Diversos, Biografia

Esta página foi vista 6132 vezes desde 05/01/2011

"Em 18 de janeiro de 2007 ocorreu o centenário de nascimento do grande musicista, compositor, poeta e maestro marianense Aníbal Pedro Walter. Autodidata, desenvolveu e se afirmou como cidadão, cronista, poeta e músico, com o domínio da redação, oratória e matemática. Alfaiate e depois Tabelião de Notas e Escrivão do Cartório Eleitoral de Mariana, foi também o primeiro Presidente local da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos. Sob sua gestão, iniciou-se a construção do Ginásio Dom Frei Manoel da Cruz, atual Colégio Padre Avelar, fundado pelo Arcebispo Dom Oscar de Oliveira. Este empreendimento viabilizou o acesso gratuito dos jovens marianenses ou de poucos recursos ao ensino de todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, uma vez que, até então, Mariana dispunha apenas do Seminário, para a formação de padres, e do Colégio Providência, para o sexo feminino, ambos privados e pagos. Incentivador da criação da Liga Esportiva de Mariana, Aníbal Walter também presidiu o Conselho Deliberativo do Marianense Futebol Clube e várias Ordens Religiosas. A grande marca, motivação e inspiração de sua vida, todavia foi a música, a arte e a ciência dos sons. No exercício deste dom, com todo virtuosismo e dedicação, Aníbal tocava todos os instrumentos musicais da Banda União XV de Novembro, na qual ingressou aos seis anos de idade, tocando triângulo. Ali se desenvolveu como músico, pesquisador, compositor, arranjador, regente rigoroso e maestro. Conhecia a vida e a obra dos grandes mestres da música universal e elaborou inúmeras peças musicais, principalmente marchas, valsas, dobrados, sambas e baiões, incluindo músicas e letras para coral, a maioria delas arquivadas pela União XV de Novembro. Aníbal Walter foi um dos pesquisadores que contribuíram para a formação do acervo valioso que floresce agora, com a inauguração da sede do Museu da Música de Mariana, no prédio restaurado do Palácio Velho, por feliz coincidência justamente no ano do seu centenário de nascimento. Aníbal Walter foi também maestro do Coral 16 de Julho, que se apresentava em Mariana e noutras cidades do Estado, sempre sob aplausos". (Maria de Lourdes Walter)

ISBN 978-85-9113-871-5
Edição 1 (2010)

ALVARO WALTER (COORDENAÇÃO) E CARLOS WALTER (ORGANIZAÇÃO)

Compositor, arranjador, saxofonista, autor de trabalhos didáticos sobre arranjo, harmonia e improvisação, ex-regente da Corporação Musical União XV de Novembro (Mariana, Minas Gerais), colaborador benemérito da Banda do 4º Batalhão da Polícia Militar (Minas Gerais), solista do Grupo Chorocultura (Uberaba, Minas Gerais), bacharel em Ciências Econômicas e Administração de Empresas (FCETM), licenciado em Ciências Exatas (UCMG), inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil.

Saiba mais: www.alvarowalter.com.br

Nome do link: www.alvarowalter.com.br