O Ensaiador
Categorias
Cosmologia, Astronomia, Astrofísica & Ciência Do Espaço, Não Ficção, Ciência
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 13 vezes desde 06/04/2021
Versão
ebook
R$ 16,56
Disponível em:
epub
Valor total:
R$ 16,56
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

O Ensaiador Il Saggiatore (em italiano) foi um livro publicado em Roma por Galileu Galilei, em outubro de 1623.

Este é o livro que contém a frase mais famosa de Galileu de que a matemática é a linguagem de Deus:

"A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto."

Galileu insiste que a física deve ser expressa de forma matemática. A física ou filosofia natural envolve uma gama que vai dos procesos de geração e crescimento (representados por uma planta) à estrutura física do universo, representada pela seção do cosmos. A matemática, por outro lado, é simbolizada por telescópios e um astrolábio.

Apesar de O Ensaiador conter uma magnífica polêmica a favor da física matemática, ironicamente seu ponto principal foi para ridicularizar um astrônomo matemático: Galileu examina as idéias de astronomia de um matemático jesuíta do Collegio Romano, Orazio Grassi, e as acha fracas.

Portanto, o livro é recheado de ironia e sarcasmo contra o tratado sobre os cometas de 1618: Grassi alegava a partir da paralaxe que os cometas se moviam além da Lua.

Porém Grassi estava certo e Galileu errado. Galileu incorretamente tratava os cometas como uma ilusão de óptica em vez de um objeto real.

Características
Número de páginas 0
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Colorido
Tipo de papel Offset 75g

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários