O Milagre de Natal

Livro Bilíngue (Português - Inglês)

Por Luiz Fernando Abreu

Literatura Nacional, Educação

Esta página foi vista 1193 vezes desde 17/03/2022

Essa é a história mais emocionante sobre a amizade entre duas crianças. É uma super história.

Tiago e Zito moram na Barra da Tijuca, na mesma rua, e são praticamente vizinhos. Mas em razão das suas condições sociais, nunca se viram.

Tiago mora no número 66 – uma mansão, com piscina, campo de futebol, sala de videogame... — Zito mora no número 99 — uma casa modesta, com chão de terra batida, rachadura nas paredes...

É com o despertador tocando, e sob o frescor do ar condicionado, que Tiago acorda todas as manhãs para ir à escola.

É com o cantar do galo, o barulho das panelas, na cozinha, e calor insuportável do quarto, que Zito acorda todas as manhãs para trabalhar de “flanelinha”, na praia.

Preocupados com a insegurança do bairro, os pais de Tiago não o deixam ir para lugar nenhum. Nem Gumercindo, o motorista, pode levá-lo ao shopping para se encontrar com seus colegas de turma. Por isso, Tiago não tem amigos, vive triste. Como jogar, sozinho, videogame, futebol, pingue pongue...?

Zito é o melhor “flanelinha” da praia. Tem gente que estaciona em frente ao Condomínio Barramares só por causa dele. É gentil, tem sempre um papelão para colocar no para-brisa e não deixar o carro pegar fogo... O dinheirinho que ganha, ajuda sempre em casa.

Tiago nem está animado para esse Natal. Mesmo depois de sua mãe dizer que receberiam amigos e parentes, e seu pai sugerir tantos presentes, abriu um sorriso.

Neste Natal, Zito quer ganhar um bom dinheirinho para comprar uma TV nova para sua mãe, uns brinquedinhos para seus irmãos, e realizar o seu grande sonho: comprar um par de chuteiras.

Chegou o Natal, e tudo deu errado para Zito. Acabaram com os “flanelinhas”, na praia, não faturou quase nada... Zito não consegue realizar o seu sonho. Ainda bem que o dono de uma mansão o contratou para regar as plantas, na véspera de Natal, e durante todo o verão.

Já Tiago, insiste que não quer nada. Nem quando o seu pai resolveu contratar um Papai Noel, para, à meia noite, entregar todos os presentes em sua casa, ele se animou.

Quis o destino, porém, que o papai Noel tivesse, justamente naquela noite, uma bruta diarreia. E na hora de pegar o cartão com o número da casa, na qual deveria entregar os presentes — brinquedos, TV a cores, par de chuteiras — era 66 ou 99.

Quis o destino, também, que Tiago, ao avistar um menino regando as plantas da sua casa, quisesse fazer o mesmo.

Uma obra do acaso ou um milagre de Natal?

Edição 1 (2022)

Luiz Fernando Abreu

Luiz Fernando Abreu é carioca, Mestre em Educação Ambiental, pedagogo e professor de Biologia, Sociologia e Filosofia.

Aos 15 anos publicou seu primeiro livro, Adolescência Romântica (poesias). Hoje, ele conta com 17 livros publicados em diversos gêneros. O Milagre de Natal, A Ciência do Amor e Moleque Cidadão são os mais premiados e adotados nas escolas.

Esta é a sua obra completa:

Adolescência Romântica – poesias (1969)

Ele Também Era Cabeludo – poesias (1971)

Menino Natureza – infantojuvenil (1976)

Um Carro Muito Especial – infantojuvenil (1983)

A Casa Bem-Assombrada – infantil (1993)

O Milagre de Natal – infanto-juvenil (1998)

A Ciência do Amor – juvenil (2001)

Os Animais não Gostam de Pizza – infantojuvenil (2001)

Renatureza, o Aprendiz de Ecologista – infantil (2006)

Várias Maneiras de Provocar Um Ataque de Nervos num Professor – humor (2007)

No Urologista – humor (2010)