MOLEQUE CIDADÃO

Por Luiz Fernando Abreu

Conceitual, Atividade, Artista Individual, Literatura Nacional, Jovens e Adolescentes, Artes

Esta página foi vista 752 vezes desde 28/04/2022
Coloração

Claudinho é mais uma criança moradora de comunidade carente. Estuda na escola do município, adora jogar futebol, mas tem um porém: nos finais de semana, trabalha como “flanelinha”, para ajudar sua mãe, que é passadeira numa casa de bacana.

O carinho e a consideração por dona Filó, e o reconhecimento da inteligência de Claudinho, levam a patroa convencer dona Filó a pagar seus estudos numa escola particular e de alto padrão. Claudinho se encanta. Porém, o que ele não imagina, é que, logo, vai sofrer bullying e será vítima de preconceito e discriminação.

Claudinho, então, volta aos bancos escolares do município, e, ao ver que ao seu redor, não está sozinho — pelo contrário, até se felicita por não ter sido adotado pelo tráfico, como seus colegas -, aprende uma lição, cuja a antiga escola jamais ensinou: a luta pela igualdade social.

Um dia, ao sair da praia, e sem que tenha um trocado para dar a Claudinho, certo “cliente” lhe dá um jogo da megasena. E é aí, que a sua vida muda. Não a sua somente, mas a de sua irmã, sua mãe, e de toda a comunidade.

Se a comunidade não poderia ir à uma boa escola, ter uma boa creche, e um bom Posto de Saúde, por que não levar tudo isso à comunidade? E o que fazer para ajudar seus colegas que tinham sido adotados pelo tráfico?

Tornando-se, assim, o “Prefeitinho do Pedaço”, o que Claudinho terá como futuro? E quem terá sido o narrador dessa história, que é recheada de emoção do começo ao fim?

Edição 4 (2020)
Acabamento Brochura s/ orelha

Luiz Fernando Abreu

Luiz Fernando Abreu é carioca, Mestre em Educação Ambiental, pedagogo e professor de Biologia, Sociologia e Filosofia.

Aos 15 anos publicou seu primeiro livro, Adolescência Romântica (poesias). Hoje, ele conta com 17 livros publicados em diversos gêneros. O Milagre de Natal, A Ciência do Amor e Moleque Cidadão são os mais premiados e adotados nas escolas.

Esta é a sua obra completa:

Adolescência Romântica – poesias (1969)

Ele Também Era Cabeludo – poesias (1971)

Menino Natureza – infantojuvenil (1976)

Um Carro Muito Especial – infantojuvenil (1983)

A Casa Bem-Assombrada – infantil (1993)

O Milagre de Natal – infanto-juvenil (1998)

A Ciência do Amor – juvenil (2001)

Os Animais não Gostam de Pizza – infantojuvenil (2001)

Renatureza, o Aprendiz de Ecologista – infantil (2006)

Várias Maneiras de Provocar Um Ataque de Nervos num Professor – humor (2007)

No Urologista – humor (2010)