OCTAEDRO DA ALIANÇA PRIMORDIAL

Literatura Nacional, Poesia

Esta página foi vista 713 vezes desde 14/06/2020

SINOPSE

O título deste livro de poesia, Octaedro da Aliança Primordial, remete primeiro a um cristal de oito faces, referindo-se a que a obra se compõe de oito cantos. Já a expressão “aliança primordial” remete à aliança entre homem e mulher, que é primordial porque é fundante na gênese da humanidade. O tema maior é a descoberta de que o Brasil está destinado a abrir um caminho próprio e original para o Sagrado e o Amor, guiado pela ética. A descoberta é feita pelo Poeta, um homem entregue a um cotidiano de itinerante pelas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro, no final do século XX. A sequência dos cantos e seus títulos, que indicam as várias etapas da Viagem, são: 1) O Nada e a Identidade; 2) O Poeta; 3) A Noite; 4) O Outro; 5) A Dor; 6) O Amor; 7) Brasil; 8) Inauguração. É um caminho para a ética com base em um projeto de amor sagrado, mas vinculado à cidadania brasileira. Essa forma de amor, a mais primitiva, a primordial, é reconhecida como a luz maior do itinerário humano, para que a transformação das sociedades aconteça da maneira como deve acontecer e não do modo destrutivo dos dias de hoje.

Edição 1 (2020)

Mirim

Amir Mirim é sociólogo, jornalista e escritor. Seu nome completo é Amir José Mirim Vieira.

Nasceu e reside em Apiaí, pequena cidade no sul paulista. Saiu cedo de casa, tendo vivido em várias cidades, em especial São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Mas após muito tempo voltou à terra natal. Têm duas filhas, Clarissa e Brisa, que lhe deram dois netos cada uma.

Graduou-se em ciências sociais pela USP Universidade de São Paulo, em 1975. Defendeu o mestrado em ciência política pelo IUPERJ Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, em 1995.

Foi professor do departamento de letras da Universidade de Ilé-Ifé, Nigéria; titular assistente de ciências sociais na Universidade Ibirapuera, São Paulo; professor de sociologia de ensino médio em Apiaí, SP.

Dedica-se ao desenvolvimento do projeto científico da Socioética e Familialística, disciplinas sociológicas especiais voltadas à temática da ética na família, economia e política.

É autor de vários livros nessa linha de ciência, bem como em Sociologia Brasileira, Metafísica e Epistemologia.

Na juventude, trabalhou como sociólogo em empresas públicas e privadas, como Arthur Young, SUTACO e Hidroservice.

Entremeado com o trabalho sociológico, trabalhou como jornalista em órgãos de imprensa e editoras como Quatro Rodas, Folha da Tarde, Última Hora/SP, Abril Cultural, e como frilancer e colaborador para Visão, Planeta, Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, Correio Popular, A Voz do Alto Ribeira, Apiaí Diz, Apiaí Tem e O Expresso, além da mídia virtual.

Desde a adolescência se dedicou à literatura, principalmente poesia, havendo publicado “Poemas do Amir”. Tem pronto o livro de poesia “Octaedro da Aliança Primordial”.

Publicações relacionadas