Origem Histórica do Pentecostalismo

Do Pentecostes até os dias atuais

Por Samuel Henrique

Medieval, Judaico, Israel, Religião, Geografia E Historia

Esta página foi vista 363 vezes desde 14/09/2022

A Origem Histórica do Pentecostalismo irá nos mostrar de forma sucinta toda a trajetória desde o Antigo Testamento até os dias atuais sobre o significado da palavra Pentecostes, consequentemente sua estruturação como um movimento religioso como conhecemos hoje.

Muitos cristãos, principalmente os Pentecostais, não sabem a história do cristianismo, e consequentemente não sabem a história da sua Igreja, muito menos como se originou ou quais são seus fundadores. Por isso fiz um breve histórico de um movimento religioso protestante que revolucionou o mundo.

No primeiro capítulo veremos o significado e o sentido original da festa de Pentecostes descrita no Antigo Testamento, onde era simplesmente uma das três festas anuais que Deus estabeleceu para o povo Judeu.

No segundo capítulo veremos similarmente como a festa de Pentecostes passou a significar após a decida do Espírito Santo, pois até então a festa tinha um significado diferente. Os pentecostais atuais se apropriam de desse episódio para defender sua tese do batismo com o Espírito Santo, relatado em Atos 2.

O capítulo três vai falar sobre os avivalistas que revolucionaram o mundo nos séculos XVI ao XIX através da pregação do arrependimento e salvação. Eles foram os percursores do pentecostalismo moderno, pois influenciaram os pregadores pentecostais.

O capítulo quatro vai nos mostrar a origem e o desenvolvimento do pentecostalismo nos Estados Unidos, onde pregadores norte-americanos foram influenciados pelos avivalistas. Os EUA também foi berço do pentecostalismo moderno, onde na rua Azuza, Califórnia, o mundo foi incendiado com a chama do evangelho.

No capítulo cinco veremos a chegada do movimento pentecostal no Brasil, vinda dos Estados Unidos, seu estabelecimento como denominação, onde ganhou espaço na sociedade, cresceu e se expandiu.

No capítulo seis verificaremos historicamente algumas igrejas pentecostais no Brasil, nos quais foram as iniciantes no processo de evangelização e de seus líderes que tiveram grande papel em desenvolver o Ide de Jesus Cristo.

Convoco os cristãos em geral de toda a procedência, pentecostais, carismáticos, reformados e tradicionais a fazerem uma reflexão sobre este trabalho espetacular.

Edição 1 (2022)
Acabamento Brochura s/ orelha