Pai´é

Por Geraldo José Sant´Anna

Ficção

Esta página foi vista 2591 vezes desde 17/06/2012

Sentados ao redor da fogueira todos ouviam atentos as estórias contadas pelos anciões da aldeia. Contos assombrosos que encolhiam todos na rede receosos do sobrenatural, outros que levavam a mundos intangíveis, ornamentados pela imaginação de cada um, permitindo vivenciar momentos que traziam diversão e lições preciosas.

Pai´é – Contos de Muito Antigamente é um pouco disso. Apresenta uma sequência de textos produzidos pelo autor e que oscilam entre o mundo real e o imaginário, traduzindo diversas culturas e os muitos mistérios que permeiam nosso cotidiano.

Pai´é significa Pajé em tupi-guarani. O pajé é o grande interlocutor entre os diversos mundos que se tangenciam ou se inter-relacionam levando-o a inúmeras experiências míticas e espirituais, trazendo para os homens a mensagens dos espíritos e deuses que fecundam esses universos paralelos.

Dom Juan, em uma das obras de Carlos Castañeda, afirmava que nosso mundo, que acreditamos ser único e absoluto, é apenas um meio a um conjunto de mundos consecutivos, arrumados como as camadas de uma cebola. Dizia, que apesar de sermos energeticamente condicionados a perceber somente nosso mundo, ainda temos a capacidade de entrar nessas "outras regiões" - que são tão reais, únicas, absolutas e envolventes como nosso mundo.

Propomos, então, acendermos a fogueira de nossa imaginação e nos deixarmos levar por essas muitas estórias, vagando além das realidades, permitindo-se contactar com seres que habitam as muitas salas de nossas mentes e deixá-los livres.

Antigamente a cidade era habitada por indígenas e o lago era considerado a morada de uma velha deusa chamada Cunhapora. Contavam que Cunhapora era de extraordinária beleza, nas noites de lua cheia caminhava às margens da lagoa e encantava os rapazes levando-os para um festim sexual no fundo das águas, de onde nunca mais retornavam. Todos os anos os aldeões ofereciam-lhe homenagens com flores, danças e um rapaz era escolhido e lançado às águas. Acreditavam que tal providência evitava que a deusa caminhasse pela aldeia e levasse consigo outras pessoas. Também evitava-se a propagação de doenças que a deusa lançava quando contrariada. E todos atentos fitavam as expressões e gestos do Pajé, buscando insistentemente adentrar seu mundo e conhecer aquela figura extraordinária.

ISBN 978-85-89091-66-4
Edição 1 (2012)
Acabamento Capa dura

Geraldo José Sant´Anna

Licenciado em Matemática e Pedagogia.

Especialização em Supervisão Escolar.

Pós Graduado em Direito Educacional

Master Degree em Psicologia Multifocal.

Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Taquaritinga pelos serviços em prol da Educação.

Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Bebedouro por serviços prestados à Educação Profissional no município.

Homenagem pela APEOESP, pelos serviços prestados à Educação.

Título de Cidadão Bebedourense

Membro Titular do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba, patronesse Juliana Dedini Ometto.

Outorga do Colar de Mérito Literário Haldumont Nobre Ferraz, pelo trabalho Cultural e Literário.

Personalidade 2010 (Top of Mind - O Jornal- Bebedouro).

Membro da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Acadêmicos.

Membro da União Brasileira de Escritores

Autor de vários livros.