PALMEIRA EM VERSO, para crianças, jovens e professores
O livro foi criado especialmente para o público infantojuvenil. Tem a intenção, e, esperamos que essa intenção seja pertinente e útil, de ser a oferta de uma experiência literária que estimula a imaginação e o aprendizado sobre a história, a cultura, a tradição e o folclore de Palmeira das Missões.
Nesse contexto surge este pequeno e singelo conjunto de poemas e de imagens, uma sincera tentativa de abraçar nosso passado e nossa cultura através de poemas e rimas simples, mas sinceras.
Falar de nossa cidade, mesmo que em uma linguagem as vezes mais lúcida e escolar, como se faz aqui, é sempre falar de nós mesmos; cantar nossa história, é cantar nós mesmos; declamar nossa cultura, tradição e folclore, é reconhecer o encantamentos que pode haver em nós.
Ao utilizar a poesia – e também imagens - como ferramenta de expressão, o livro busca proporcionar aos leitores sejam crianças, jovens, adultos e quem sabe, professores/mediadores uma oportunidade de tomar conhecimento e dividir a nossa cultura local, transmitindo seus valores e preservando seus costumes. Ao conhecer suas raízes, os jovens podem se sentir mais conectados com nossa história e com o lugar a que pertencem, desenvolvendo um senso de identidade. Além disso, ao valorizar a cultura palmeirense, estamos preservando um legado que nos enriquece como sociedade, promovendo a diversidade cultural e o respeito às diferenças. Ao compartilhar histórias, canções e tradições, estamos construindo pontes entre o passado e o presente, garantindo que nossa cultura continue viva no futuro, assim como o nosso próprio mundo.
O tom é singelo, mas o sentimento se propõe alcançar, e servir, é a nobreza. Por isso os poemas buscam desvendar belezas e paisagens, histórias e fatos que marcam nossa história, tradição e folclore.
CADA POEMA
Busca ser uma janela para os elementos que formam a identidade da cidade e do povo de Palmeira das Missões.
Cada poema procura ser um reflexo lúdico do povo e da história, demonstrando como a cultura local pode ser rica, independentemente do tamanho da comunidade. Esse entendimento permite que as crianças e jovens se vejam como protagonistas na continuidade e no fortalecimento da história de sua terra.
CADA IMAGEM
Busca ilustrar algo de essencial dos poemas singelos, funcionando como uma ponte entre as palavras e o passado.
CADA MOMENTO
É um momento para “falar da nossa cidade e para falar de nós mesmos”. Esse conceito reflete a ideia de que a história e os valores da cidade são refletidos diretamente em seus habitantes.
Os momentos não vividos, mas sentidos, permitem a conexão entre os sujeitos e a cidade, criando um sentimento de responsabilidade e orgulho local.
Mesmo sendo uma pretensão, POEMAS SINGELOS: PALMEIRA DAS MISSÕES PARA CRIANÇAS E JOVENS, através de sua escrita lúdica e imagens, intenta ser um instrumento de apoio pedagógico para a preservação e divulgação da história e cultura de Palmeira das Missões. A arte da poesia e as imagens são veículos, os passageiros são eventos históricos, lendas e personagens, e a estrada é o amor à terra.
Número de páginas | 145 |
Edição | 1 (2025) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabamento | Espiral c/ acetato |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.