Poesia na Pandemia

poemas para inspirar, motivar e denunciar

Por Zenilda Ribeiro da Silva

Educação, Literatura Nacional, Poesia

Esta página foi vista 1495 vezes desde 01/09/2020

Coletânea de poemas que nasceram do desejo da autora de amenizar os efeitos do isolamento social, por meio da escrita literária. São poemas, na sua quase totalidade, escritos ao amanhecer após um momento de meditação e oração matinais, seguidos da leitura de jornais com as informações atualizadas acerca dos avanços da pandemia no Brasil e no mundo. Diante do caos e da insegurança que nos tomou com a chegada do COVID-19, a autora, vendo-se numa situação daquelas em que ser forte é a única alternativa, visto que tem uma filha de quatro anos, necessitando de pais que possam oferecer apoio, compreensão e segurança para vivenciar um momento tão atípico para uma criança, e diante de tantas dificuldades vivenciadas pelos seus colegas de profissão com a oficialização do sistema de ensino remoto, a autora mergulhou no munda da escrita literária como forma de encontrar alento para as suas angústias e medos, bem como para levar aos seus, mensagens que pudessem amenizar um pouco o sufoco do momento. Passou então escrever poemas diariamente disponibilizar no seu site e distribuir aos amigos via mensagens de WhatsApp e pelo DM do Instagram. Dessa ação iniciada no final de março, já coleciona uma grande variedade de poemas, podendo o leitor degustar de parte deles neste livro, agora na segunda edição, com uma nova diagramação e mais seis poemas. Boas Leituras.

ISBN 978-65-000-8329-3
Edição 2 (2020)
Tipo de papel Polen

Zenilda Ribeiro da Silva

Professora efetiva da Educação Básica, atuando no Ensino Fundamental (anos Finais) e Ensino Médio no estado da Paraíba, atualmente exercendo a função de Coordenadora Pedagógica da escola onde atua na cidade de Sousa-PB. Mestre em Letras pela UFCG/CFP, Graduada em Letras pela UFPB (modalidade a distância). Participou dos cursos de Formação: Educação em Direitos Humanos, modalidade a distância, Apropriação de Resultados do Sistema de Educação da Paraíba - Avaliando IDEPB, Introdução à Educação Digital do projeto Educador Digital, Avaliação na Sala de Aula do Século XXI, Aprendizagem baseada em Projetos, Colaboração na Sala de Aula Digital, todos ofertados pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Possui experiência na Supervisão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Letras/IFPB. Tem se dedicado a estudar e pesquisar sobre os atuais desafios da educação, focando na questão do uso de tecnologias e mídias digitais como ferramentas de inovação. Concluiu, recentemente dois cursos voltados às práticas de Metodologias Ativas na sala de aula, ambos na modalidade EAD. Atualmente está cursando especialização em Docência do Ensino superior e Metodologias ativas, pela Faculdade Metropolitana. Escreve crônicas e poesias voltadas para temáticas da atualidade, família e educação. Publicou em 2018 um Livro pela Editora Paco Editorial-SP sob o título "O Facebook como ferramenta pedagógica no Ensino de Língua Portuguesa. Em 2020 publicou pelo Clube de autores os livros: Crônicas de quem ama ensinar e adora aprender e Poesia na Pandemia: poemas para inspirar, denunciar e motivar e, pela Editora Dialética, o livro Florescendo em prosa e versos. Tem se dedicado, durante esse período da pandemia, à escrita como uma atividade terapêutica, mas também como forma de ajudar outras pessoas, por meio de textos poéticos, a amenizar as dificuldades do atual momento. Mãe de uma mocinha linda e muito esperta. Fascinada por livros. Membro do clube de leituras da TAG Experiências Literárias. Publicou em várias Antologias nacionais e internacionais. Membro da Literarte e Acadêmica Imortal Vitalícia da Academia Internacional Mulheres das Letras.

Publicações relacionadas