Proteção de dados pessoais e responsabilidade civil do hacker

Por Marco Aurélio de Castro Júnior

Direito Civil, Ciência Forense, Engenharia E Tecnologia, Direito

Esta página foi vista 171 vezes desde 07/08/2024

O livro "Proteção de Dados Pessoais e Responsabilidade Civil do Hacker" de Marco Aurélio de Castro Júnior é uma obra fundamental para compreender a importância da proteção de dados na era digital e as implicações legais das atividades dos hackers.

A obra se inicia com um contexto histórico da revolução tecnológica e a crescente informatização da sociedade. Marco Aurélio de Castro Júnior explora a evolução da internet e do ciberespaço, delineando os principais conceitos e desafios jurídicos associados à segurança da informação. O autor faz um paralelo entre a responsabilidade moral e jurídica, abordando as distinções entre responsabilidade penal e civil, bem como entre responsabilidade contratual e extracontratual.

Um dos aspectos mais inovadores do livro é a discussão sobre os diferentes tipos de hackers e suas ferramentas. Castro Júnior oferece uma visão abrangente dos diversos perfis de hackers, como os crackers, lammers, insiders e phreakers, e das técnicas utilizadas, como vírus, cavalos de Troia e firewalls. Além disso, o autor examina as condutas culposas e danosas, detalhando as ações que configuram acesso, uso e interceptação não autorizados de sistemas de informática.

Por fim, o livro aborda a questão da propriedade virtual e o valor econômico da informação. Castro Júnior destaca a importância dos princípios da privacidade, integridade e licitude das informações, fornecendo uma base sólida para a compreensão dos direitos dos usuários e das responsabilidades dos que manipulam dados pessoais. "Proteção de Dados Pessoais e Responsabilidade Civil do Hacker" é uma leitura indispensável para juristas, profissionais de TI e todos aqueles interessados em direito digital e segurança da informação.

ISBN 9786588781999
Edição 1 (2024)