PROVA-01

A carreira do Major-Aviador José Mariotto Ferreira, Volume 1 (1920 a 1959)

Por Adriano Silva Baumgartner

Histórico, Ciência E Tecnologia, Não Ficção, Geografia E Historia, Biografia

Esta página foi vista 323 vezes desde 14/10/2023

Trata-se da biografia do Major-Aviador José Mariotto Ferreira, o PROVA-01, primeiro piloto da Força Aérea Brasileira graduado piloto de ensaios e provas. Obra escrita com detalhamento histórico, muita admiração e reverência; fruto de pouco mais de quatro anos de pesquisas, contando com o apoio dos familiares do Aviador e de inúmeros colegas, pilotos de PROVA da FAB. É ao mesmo tempo um Tributo e um Resgate Histórico Aeronáutico.

No Volume 1, acompanhamos a trajetória da vinda da Família Mariotto ao Brasil, assim como os motivos que levaram o jovem José Mariotto Ferreira a cursar a Escola de Aeronáutica. Acompanharemos sua trajetória de Cadete, sua graduação, sua passagem pela Base Aérea de Santa Cruz, no estágio de Aviação de Caça, sua formação como piloto de B-25J, seu período como Instrutor de voo no Campo dos Afonsos, sua seleção para realizar o curso de piloto de helicópteros na US Air Force e sua atuação no 2º/10º GAv, como PELICANO-15, piloto de resgate (S.A.R.) e um dos primeiros instrutores de asas rotativas da FAB.

ISBN 978-65-266-1184-5
Edição 1 (2023)
Acabamento Capa dura
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 90g

Adriano Silva Baumgartner

Nasci em Jundiaí, em 1976; e desde criança fui apaixonado por carros e aviões. O "aerocócus" me fisgou em Pirassununga-SP, berço do "Ninho das Águias" da Força Aérea Brasileira, quando garoto. Mas foi na leitura de duas obras em francês; de Jubelin (Marin de métier, pilote de fortune) e de Clostermann (Le Grand Cirque), que decidi que seria piloto de caça, quando adolescente....Sonho este interrompido por uma miopia, meses depois. Entretanto, com esforço e apoio, graduei-me Aviador Civil. Tive o privilégio de voar por anos em diversos Estados do País. Sou portanto piloto comercial, fluente em francês, inglês e com conhecimento de alemão e italiano; formado em Jornalismo pela UNESP (Bauru), com especialização em Investigação de Acidentes Aeronáuticos (ASV) pelo CENIPA (2000) e diversos outros cursos na Aviação e Segurança de Voo. Neste percurso e jornada, tive o privilégio de conhecer pessoalmente veteranos da Luftwaffe e Royal Air Force, assim como do 1º Grupo de Aviação de Caça (FAB). Reboquei (planador) um veterano piloto de Bf 109 G do JG 27, além de visitar o saudoso Martin Drewes, em Blumenau-SC. Pesquiso e escrevo sobre a Royal Air Force (e mais particularmente sobre os brasileiros na RAF) há mais de 32 anos, além de estar trabalhando em outros projetos e livros sobre Segunda Guerra Mundial e Aeronáutica. Fui membro de Diversas Associações de Pilotos da RAF e de outros países, sendo um dos primeiros membros civis da ABRA-PC. Os livros (aeronáuticos e de História Militar) são minha paixão, assim como minha esposa e meu filho. Escrevo para que os feitos de tantos heróis patrícios e de tantos outros aviadores "esquecidos" se perpetuem pela Eternidade e não sejam esquecidos. Como disse Churchill, no ápice da Batalha da Inglaterra: "Nunca tantos deveram tanto a tão poucos.".