Quisera

Tempo de Poesia. E se desse certo?

Por Temístocles Telmo

Poesia, Mensagens, Entretenimento

Esta página foi vista 939 vezes desde 02/04/2022

Meus Momentos

Ao sentar e escrever não sabia aonde chegaria e nem sei se quis chegar em algum lugar.

Escrever ao alento é melhor que com um enredo, com os cúmplices dos bares, no silêncio de meu quarto sobre minha mesa. Em qualquer lugar eu escrevia e ainda escrevo.

A pretensão é mágica, é livre; o abstrato do pretendido faz com que se navegue pelas entranhas proibidas e que se invada o que se pensa; assim é escrever uma poesia.

A quem ler, faça-o com o espírito do coração, absorva o que lhe convier, aprenda sentir as emoções e transparecê-las.

Procurem não me julgar e nem ao menos me criticar. Pois tive vontade de rabiscar aquilo que todos nós sentimos, a liberdade de um pensamento transcrito em momento. Momento único.

Aos admiradores o meu obrigado, pela força de estarem sempre juntos.

Aos que acham que não tem nada a ver, votos de uma futura leitura.

Com rima, em verso e em prosa, protagonizei o imortal de mim em Meus Momentos. Buscando tornar sempre presente, por isso que esse livro e os futuros, se nosso Deus permitir, terá como tema central: Tempo de Poesia.

Quem gosta de poesia, nem precisa compreendê-la por certo, pois nós poetas, somos românticos e como todo apaixonado, somos loucos e falamos coisas que somente o coração entende.

Por isso, que fechamos: e se desse certo? Porque isso é universal, quem é que no mundo quando dá um presente, manda flores, convida para um encontro, oferece um vinho e escreve um poema, não quer que dê certo?

Esse ensaio recebe o nome. Quisera, é o poema que por óbvio escolhi para abertura, quem já não quis que desse certo não é mesmo?

O conjunto de poemas passam pelos mais variados gêneros e tempo, desde o maior sentimento do poeta, a Paixão, até a busca da fonte do Desejo na arte de Seduzir o Amor. Encontrando a Sedução.

Entre os poemas da arte do amor, que é o cerne da poesia, às vezes bate a tristeza do poeta, poemas surgem retratando a Solidão, que em retiro pensa no amor de outrora, no amor do futuro. No amor de hoje, sensações retratadas em poemas em forma de Sonhos.

Confesso que essa introdução se iniciou em novembro de 2000 e hoje em novembro de 2021, entrego ao mundo.

Temístocles Telmo

Tempo de Poesia

E se Desse Certo?

Edição 1 (2021)

Temístocles Telmo

TEMÍSTOCLES TELMO FERREIRA ARAÚJO

Casado, pai de um filho. 53 anos

- Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo há 36 anos.

- Atualmente é Coronel de Polícia e exerce as funções de Diretor de Pessoal da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

- É Doutor e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

- Pós-Graduado lato senso em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público, São Paulo.

- Escritor e poeta

- Exerceu funções como oficial de Polícia Militar nas áreas operacional, administrativa e de inteligência (no 10º e 41º Batalhão de Polícia Militar – Santo André, Comando de Policiamento de Área 6 (região do Grande ABC), Casa Militar Gabinete do Governador e Comando Geral da PM, Comando de Policiamento Rodoviário, 1º Batalhão de Polícia Rodoviária, sendo Comandante da Unidade em 2017, Comandante do Policiamento da Área Central de São Paulo – CPA/M-1, sendo seu Comandante de fevereiro de 2018 a agosto de 2019 e Comandante da Escola Superior de Sargentos de agosto de 2019 a fevereiro de 2022;

- É professor de Direito Processual Penal, Direito Penal e Prática Jurídica Penal do Centro Universitário Assunção e Coordenador Acadêmico da Pós-Graduação em Direito Militar. Professor de Polícia e Comunidade em Sociedade Democrática, no Programa de Doutorado, Curso Superior de Polícia, da PMESP/CAES e Professor de Direito Penal Parte Especial e Processo Penal, na Faculdade Legale;

- É Membro Consultor da Comissão de Segurança Pública da OAB São Paulo, 100ª Subseção do Ipiranga;

- Membro nato do Conselho Comunitário de Segurança Santo André Centro (2007 a 2012).

- É autor de 10 (dez) livros com destaque para os livros Vizinhança Solidária - Instrumento de Prevenção Social. Análise histórica. Cenários Prospectivos com a Pandemia Covid-19 e o Fenômeno da Violência Urbana; A formação do Sargento Paulista e as Ciências Policiais:

uma prospectiva da gestão de ensino; Reflexões sobre a Segurança Pública Brasileira, com o artigo O PAPEL DA GOVERNANÇA POLICIAL NA SOCIEDADE E A ESTRUTURA DO ESTADO DIANTE DA VIOLÊNCIA URBANA e Atividades de Polícia e o Uso da Força, com o artigo ABORDAGEM POLICIAL COMO INSTRUMENTO DO USO PROGRESSIVO DA FORÇA PELAS AUTORIDADES DE SEGURANÇA PÚBLICA NA GARANTIA DA ORDEM PÚBLICA;

- Autor de diversos artigos na área jurídica, Direito de Trânsito e Prevenção Primária.

- Mentor do Programa Institucional Vizinhança Solidária em desenvolvimento no Estado de São Paulo.

- Mentor do Escritório de Cidadania e Governança em desenvolvimento no Comando de Policiamento da Área Central de São Paulo.

- Possui 83 condecorações na carreira, destaque para a Medalha Valor Militar Grau Ouro, Medalha Brigadeiro Tobias, Medalha Sesquicentenária da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Medalha Coronel Paul Balagny da Diretoria de Educação e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo e Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau.