Vizinhança Solidária

Área Vigiada pela comunidade

Por Temístocles Telmo Ferreira Araújo

Trabalho Social, Serviços Humanos, Educação, Didáticos, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 819 vezes desde 02/04/2022

A ideia do livro está na busca de contribuir com um instrumento de prevenção social e uma ferramenta de prevenção primária, viável, que se acredita, que se experimentou, que se testou, isto porque o Estado tem que agir, sempre será assim, ao Estado cabe o poder-dever da ação, da proteção, mas este não é onipresente e nem mesmo suas forças o são, precisa da interação e integração social, da participação comunitária e do compartilhamento de ações, numa nítida política de prevenção social. Sejamos solidários quer em nossas relações interpessoais, quer em nossas ações, e o Programa Vizinhança Solidária desenvolvido de forma integrada entre a sociedade organizada, Polícia Militar e as demais forças de segurança, poderá contribuir em muito para a tão almejada sensação de segurança diante do fenômeno social da Violência Urbana.

Coronel PM Telmo

ISBN 9786599190360
Edição 1 (2021)

Temístocles Telmo Ferreira Araújo

TEMÍSTOCLES TELMO FERREIRA ARAÚJO

Casado, pai de um filho. 53 anos

- Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo há 36 anos.

- Atualmente é Coronel de Polícia e exerce as funções de Diretor de Pessoal da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

- É Doutor e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

- Pós-Graduado lato senso em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público, São Paulo.

- Escritor e poeta

- Exerceu funções como oficial de Polícia Militar nas áreas operacional, administrativa e de inteligência (no 10º e 41º Batalhão de Polícia Militar – Santo André, Comando de Policiamento de Área 6 (região do Grande ABC), Casa Militar Gabinete do Governador e Comando Geral da PM, Comando de Policiamento Rodoviário, 1º Batalhão de Polícia Rodoviária, sendo Comandante da Unidade em 2017, Comandante do Policiamento da Área Central de São Paulo – CPA/M-1, sendo seu Comandante de fevereiro de 2018 a agosto de 2019 e Comandante da Escola Superior de Sargentos de agosto de 2019 a fevereiro de 2022;

- É professor de Direito Processual Penal, Direito Penal e Prática Jurídica Penal do Centro Universitário Assunção e Coordenador Acadêmico da Pós-Graduação em Direito Militar. Professor de Polícia e Comunidade em Sociedade Democrática, no Programa de Doutorado, Curso Superior de Polícia, da PMESP/CAES e Professor de Direito Penal Parte Especial e Processo Penal, na Faculdade Legale;

- É Membro Consultor da Comissão de Segurança Pública da OAB São Paulo, 100ª Subseção do Ipiranga;

- Membro nato do Conselho Comunitário de Segurança Santo André Centro (2007 a 2012).

- É autor de 10 (dez) livros com destaque para os livros Vizinhança Solidária - Instrumento de Prevenção Social. Análise histórica. Cenários Prospectivos com a Pandemia Covid-19 e o Fenômeno da Violência Urbana; A formação do Sargento Paulista e as Ciências Policiais:

uma prospectiva da gestão de ensino; Reflexões sobre a Segurança Pública Brasileira, com o artigo O PAPEL DA GOVERNANÇA POLICIAL NA SOCIEDADE E A ESTRUTURA DO ESTADO DIANTE DA VIOLÊNCIA URBANA e Atividades de Polícia e o Uso da Força, com o artigo ABORDAGEM POLICIAL COMO INSTRUMENTO DO USO PROGRESSIVO DA FORÇA PELAS AUTORIDADES DE SEGURANÇA PÚBLICA NA GARANTIA DA ORDEM PÚBLICA;

- Autor de diversos artigos na área jurídica, Direito de Trânsito e Prevenção Primária.

- Mentor do Programa Institucional Vizinhança Solidária em desenvolvimento no Estado de São Paulo.

- Mentor do Escritório de Cidadania e Governança em desenvolvimento no Comando de Policiamento da Área Central de São Paulo.

- Possui 83 condecorações na carreira, destaque para a Medalha Valor Militar Grau Ouro, Medalha Brigadeiro Tobias, Medalha Sesquicentenária da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Medalha Coronel Paul Balagny da Diretoria de Educação e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo e Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau.