DO DIREITO AO NOME DO PAI

Por MARCIA REGINA DE OLIVEIRA REIS

Ciências Humanas E Sociais, Educação

Esta página foi vista 5939 vezes desde 05/01/2011

É injusto que a criança, por vários anos, ou por uma vida inteira, use o nome de família da mãe,sem entender, muita vez, o porquê de não possuir o nome paterno na sua certidão de nascimento. Se a mãe, ao dirigir-se ao cartório para registrar a criança, indicasse o nome do pai para que este fosse compelido a registrar a criança, uma vez intimado pelo próprio cartório, provavelmente, muitos aproveitariam à oportunidade apresentada e com isso evitaríamos tantos processos e muitos anos de injustiça.

A mãe tem o direito de comandar sua vida como quiser; Relacionar-se com quem desejar. Porém não pode negligenciar ao direito do filho, ao nascer, registrando-o tão somente com o seu nome, negando-lhe ao direito do nome paterno, por motivos particulares, por sentimentos menores como medo ou vingança. O nome é direito personalíssimo, contém a história de cada pessoa.

Edição 1 (2009)