Recepção, Emissão e Vice-Versa

Televisão. Jornalismo ambiental. Saneamento

Por Maria Carcará; e Moita Neto

Código do livro: 398967

Categorias

Desastres Naturais, Conservação Ambiental e Proteção, Natureza, Ciência

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 1088 vezes desde 27/09/2021
Versão
impressa
R$ 73,34 R$ 67,28
Aproveite!
Valor total:
R$ 73,34
R$ 67,28
Versão
ebook
R$ 34,34 R$ 26,34
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 67,28

Este livro pode estar à venda na:

Este ebook também pode estar à venda na:
Este livro também está à venda em:
Espana
Portugal

Sinopse

O telejornalismo ambiental é analisado nesta obra de forma didática e sem monotonia. Acalenta o incômodo de quem admite a existência de estratégias (ou estratagemas?) de produção de matérias que visam garantir a adesão do telespectador ao que está sendo veiculado.

Roland Barthes, na obra Aula, referiu-se a essas inquietações no que se refere à realidade material do discurso: “Inquietação por sentir nessa atividade cotidiana e banal, porém, poderes e perigos que sequer adivinhamos”. O autor não se referia a um discurso específico, mas a qualquer um, inclusive ao que ele próprio proferia. Pedimos licença por evocar a citação de Barthes no sentido de particularizar e, ao mesmo tempo, alertar sobre o discurso jornalístico, cujos interditos – quando percebidos - alertam e intimam à cautela no momento da interpretação.

Sobre os discursos do telejornalismo ambiental, à guisa de comparação, recorremos novamente a Barthes, no momento em que se referiu à palavra dos loucos, que “quando era ouvida, adivinhava-se nela uma razão crédula ou sutil, uma razão mais razoável do que a das pessoas razoáveis...”. Todavia, essa credibilidade consentida aos loucos de Barthes deve ser observada com ressalvas. “É preciso investigar o que é dito e porque é que isso é dito!”.

Barthes nos consola, lembrando que o interlocutor passou a ser mais cauteloso ao interpretar discursos: “a palavra de um louco (e para nós o telejornalismo ambiental) já nos coloca de sobreaviso, já nos induz a procurar nela um sentido, o esboço ou as ruínas de uma obra, e que somos capazes de a surpreender...”

Além da mensagem, outros elementos da comunicação são abordados nesta publicação, confirmando o que preconizou Harold Lasswell, em 1948. O sociólogo afirmou que o estudo científico do processo comunicativo tende a concentrar-se em uma ou outra dessas interrogações: “quem, diz o que, para quem, através de qual canal, com que efeito?”. Não fomos exceção. Este livro circula por todos os questionamentos de Lasswell, mas se detém um pouco mais nas reflexões sobre a relação entre emissor e receptor. Onde começa a emissão e onde termina? O receptor pode ser ao mesmo tempo emissor? Além das respostas a essas perguntas, apresentamos um modelo particular de análise de notícias voltado para o jornalismo ambiental com aplicação prática de exemplo!

Surpreenda-se!

Características

ISBN 9786589972181
Número de páginas 206
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Maria Carcará; e Moita Neto

Maria do Socorro Monteiro Carcará é jornalista graduada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Diplomou-se também como Tecnóloga em Gestão Ambiental. É especialista em Imagem e Publicidade. Fez mestrado e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/ Rede Prodema). Professora, já lecionou nos cursos de comunicação social da Universidade Estadual do Piauí, no curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Piauí (IFPI) – campus Floriano, e hoje trabalha como professora substituta de Jornalismo na UFPI. É pesquisadora dos temas: jornalismo, meio ambiente, televisão, jornalismo ambiental, saneamento básico, controle social, e cidadania. Como jornalista atuou como assessora de imprensa em diferentes órgãos do Piauí, foi repórter e editora em jornal, rádio e coordenadora de conteúdo de emissora de televisão regional. Entusiasta do jornalismo regional, atualmente é diretora de jornalismo de um portal de notícias da região do Baixo Parnaíba Piauiense, o www.longah.com.

Instagram: www.instagram.com/mariacarcara/

Facebook: pt-br.facebook.com/maria.carcara/

Twitter: twitter.com/mariacarcara

Portal de Notícias da região do Baixo Parnaíba Piauiense: www.longah.com

Publicações relacionadas
Impresso
de R$ 39,51
R$ 33,45
Ebook
de R$ 22,70
R$ 14,70
Impresso
de R$ 76,30
R$ 70,23
Ebook
de R$ 25,03
R$ 17,03
Impresso
de R$ 54,72
R$ 48,65
Ebook
de R$ 40,16
R$ 32,16
Impresso
de R$ 44,13
R$ 38,06
Ebook
de R$ 28,52
R$ 20,52
Impresso
de R$ 43,99
R$ 37,93
Ebook
de R$ 28,43
R$ 20,43
Impresso
de R$ 45,51
R$ 39,44
Ebook
de R$ 22,70
R$ 14,70
Impresso
de R$ 46,54
R$ 40,48
Ebook
de R$ 25,84
R$ 17,84
Impresso
de R$ 50,21
R$ 44,15
Ebook
de R$ 28,52
R$ 20,52
Impresso
de R$ 158,99
R$ 152,93
Ebook
de R$ 139,10
R$ 131,10
Impresso
de R$ 38,23
R$ 32,17
Ebook
de R$ 23,86
R$ 15,86
Impresso
de R$ 39,79
R$ 33,72
Ebook
de R$ 22,70
R$ 14,70
Impresso
de R$ 49,06
R$ 43,00
Ebook
de R$ 22,70
R$ 14,70
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários