Réquiem para a Infância

Literatura Nacional

Esta página foi vista 4101 vezes desde 30/08/2012
Acabamento

Réquiem para a Infância é a estória de quatro amigos que pensavam ser inseparáveis, dos caminhos que tomaram e de como suas escolhas definiram seu caráter e os fizeram enfrentar os desafios que a vida lhes impôs.

"Éramos amigos porque, de certa forma, nos completávamos, nossa amizade era uma tábua de salvação, um exercício constante de olhar um pouco além do nosso limitado horizonte. Nossa amizade era um refúgio e uma forma de dividir o que tínhamos de mais precioso. Claro que só hoje é que percebo isso, naquela época não me preocupava em pensar o porquê das coisas, não me espanta nada ter sido tão feliz em meio a tão pouco."

Mateus Rocha – conhecido pelos seus amigos como Cabeça – nos conta essa estória narrando diversos acontecimentos de sua vida e de seus amigos que se interligam de tal modo que o destino de um influenciaria diretamente o destino de todos. Ao narrar sua estória, ele busca finalmente confrontar seus fantasmas e frustrações em razão de um amor perdido e do sentimento de impotência perante os erros do passado, na ânsia de encontrar alguma forma de redenção.

Mateus nos leva por quase 50 anos de narrativa, tendo como principal pano de fundo desta estória de um lado seu estrondoso sucesso como escritor e sua insatisfação por ter o mundo a seus pés e ainda assim não encontrar a paz que almejava e do outro, a ascensão das guerrilhas urbanas e o golpe militar no Brasil em 1964, quando ele e seus amigos eram ainda apenas adolescentes, e de como essa mudança dramática na História nacional influenciou suas vidas e traçou seus destinos, transformando amigos de infância em inimigos mortais e gerando consequências que os influenciariam radicalmente em um caminho trágico e aparentemente sem volta.

Essa é uma estória sobre o valor da amizade, o difícil peso das escolhas, amores que não podem ser esquecidos e erros imperdoáveis. É a jornada de um homem em busca de se conciliar com seu passado e reencontrar seu verdadeiro destino.

Edição 1 (2012)
Acabamento Brochura

João Costa

João Costa nasceu em Natal, RN num dia ensolarado de Julho, mas mesmo assim ele gosta de dias chuvosos e acha a neve sexy.

Após cinco anos de intensa esbórnia e discussões etílico-filosóficas graduou-se Bacharel em Administração pela UFRN aos 22 anos. Pensando em ganhar o mundo, picou a mula e foi morar em Londres onde já fez de tudo um pouco – desde segurança de night club e chefe de cozinha até vendedor de cosméticos e boia fria (fria mesmo porque colher cenoura no inverno não é para os fracos).

Atualmente ele trabalha como executivo na área de inteligência corporativa, mas continua recebendo salário de boia-fria. O autor ainda não ganhou o mundo, mas fez bons amigos e colecionou ótimas estórias pra contar.

Réquiem Para Infância é o seu vigésimo livro – um dos poucos que ele conseguiu passar da quinta página e o único que ele conseguiu terminar, e apesar de algumas semelhanças entre ficção e acontecimentos reais, todos os personagens, infelizmente, são produtos de sua imaginação... ou quem sabe?

Publicações relacionadas