Retalhos: Fragmentos de Caminhos

Contos e Encantos

Por Pedro Tito Almeida

Atividades, Amor E Romance, Ficção e Romance, Família E Relacionamentos, Entretenimento

Esta página foi vista 484 vezes desde 03/08/2023

Retalhos: Fragmentos de Caminhos.

Contos e Encantos.

O brilho nos olhares. A beleza da alma. Toda a história é construída a partir das trilhas destes momentos.

Pedro Tito Almeida

Tempo: A Sutileza da Alma

A professora Clarice encostada na porta da sala de aula e seus olhares “perdidos” na imensidão dos cerrados das Minas Gerais.

Não sei exatamente por onde iniciar Retalhos: Fragmentos de Caminhos.

É bem provável que muitos de nós tenhamos histórias e mais histórias que foram contadas, escutadas e, outras apenas ouvidas. É fato que, infelizmente alguns, poucos é verdade, não tiveram oportunidades de serem protagonistas e escutadores*. No entanto, a “Luz dos Caminhos” é nosso primeiro olhar, nossas primeiras lágrimas [...].

Mas, eu, este humilde escutador e contador, por atrevimento, tomei a liberdade de construir através de “Retalhos Coloridos” [...], Fragmentos de Caminhos, uma Colcha cheia de vida e histórias. Você caro leitor, também é um escutador fantástico de Fragmentos de Caminhos, tenho certeza disto.

[...].

*Escutador: a arte de não apenas ouvir, mas, interpretar e participar das histórias contadas. [...] falar de Várzeas de Crioulos é remeter-se a momentos de uma Minas Gerais escravagista e, talvez às fugas de escravos de fazendas diversas, onde prevaleciam maldades de “senhores” e “senhoras” que se diziam donos e proprietários de vidas. Resultando em aglomerações de escravos fugidos próximos a um empório de secos e molhados de propriedade de um tal Coronel Pedrinho, que provavelmente defendia a liberdade, daí após algum tempo o nome Pedrinópoles, em homenagem a este coronel. Fragmentos de histórias da fantástica dona Eugênia.

São histórias e mais histórias. É impossível fugir delas.

Nos tornamos protagonistas a cada instante.

Nestes fragmentos, tantos caminhos foram “traçados” por diversas Marias, nome comum em inúmeras histórias da vida, Josés e outros [...]. Neste espaço tomo a liberdade de chamá-las de Sinhá Umbelina, de Vovó Vitalina, professora Maria Luzia, dona Eugênia, Sra. Ilda, Sinhá Aninha, professora Clarice, pai Joaquim e sua fantástica balsa [...]. Personagens ímpares, com suas histórias de vida, verdadeiros “retalhos coloridos”.

Belas colchas tecidas a partir de trilhas e trilhas.

Talvez, ou com certeza, este “Joaquim”, ícone de Retalhos: Fragmentos de Caminhos e, sua velha balsa, um tanto quanto esquecida nas memórias do tempo, mas, naqueles instantes permitia a ligação entre dois mundos e, as duas “pontas” da antiga BR-031 através do Araguari.

Tempos fantásticos, inesquecíveis [...], vividos de histórias. Na Sutileza da Alma, dimensões de saudades, alegrias, tristezas, lágrimas, sorrisos, nos pés

“descalços” pela terra batida, o toque de carinho a cada passo nas terras do “Pai Joaquim”, traços “apagados” pela chuva, pelo vento e pelo tempo [...].

Crer na imortalidade da alma é algo de extraordinário, de “eternidade”, pois, a presença física é temporária, no entanto, para as palavras escritas nas memórias, não existem “borrachas” feitas por mãos humanas capazes de apagá-las.

Estas são as saudades que proponho viver com você, caro leitor, nestas páginas de Retalhos: Fragmentos de caminhos.

Ao viver estas saudades, vamos “passear” com as palavras de Mário Quintana (1906-1994):

“Saudade é o que faz as coisas pararem no tempo”.

O tempo da alma é um sentimento presente.

Ou ainda: Como escreveu (viveu) Fernando Pessoa: “Às vezes ouço passar o vento; só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”.

Talvez em um contexto um tanto quanto distante, Pessoa tenha vivido muitos fragmentos de caminhos

Edição 1 (2023)
Formato 16x23 (160x230)

Pedro Tito Almeida

Pedro Tito de Almeida, professor Tito. Filho de agricultores,

Artur Tito de Almeida e Ironides Maria de Almeida, in memorian, nasceu em 23 de Junho de 1959, uma terça-feira às 4:30 h, no distrito de Sacramento - MG. Iniciou os estudos em escola da zona rural até os 9 anos. Com 10 anos, mudou-se para Uberaba, MG, para terminar o fundamental 1 no Grupo Escolar Dom Eduardo. O fundamental 2 e Ensino Médio, no Colégio Tiradentes da PMMG. Iniciou os estudos superiores na antiga FISTA, Faculdades Integradas Santos Thomas de Aquino, e concluiu na FIUBE, Faculdades Integradas de Uberaba, hoje UNIUBE, Universidade de Uberaba, a formação em Química. Foi professor por 40 anos. Inicialmente nos anos 80 em na Escola Técnica de Química Industrial, PROTÉCNICOS, extinta. No ensino fundamental 2, com Ciências da Natureza, Matemática e Química, na Secretaria Municipal de Educação de Uberaba, e no ensino médio da Rede Estadual de Minas Gerais, também com o ensino de Química. Trabalhou também com Informática Educativa, PROINFO, por 10 anos. Na FETI, Fundação de Ensino Técnico Intensivo, mantida pela Prefeitura Municipal de Uberaba. Encerrou as atividades em 2019, quando aposentou-se após todo este tempo. É casado com Maria Aparecida Oliveira Tito, tenho 3 filhos e 2 netos.

Possui três livros publicados pela Editora Clube Autores:

- Amanhecer ... caminhares de todas manhãs 2

- Tempo: A Sutileza da Alma 2

- Vida! Um Salto Quântico - reestruturado.

PEDRO TITO DE ALMEIDA: titodealmeida.clubedeautores.com.br

Publicações relacionadas