Revista Numismática - 1934 - Nº 4 - Ano II

Por SNB

Moedas & Medalhas, Geografia E Historia, Artesanato E Hobbies, Antiguidades E Colecionáveis

Esta página foi vista 315 vezes desde 25/05/2023

Mais uma Revista Numismática produzida pela Sociedade Numismática Brasileira, desta vez pela ordem é do segundo trimestre de 1934 (Ano II, nº 4). A SNB estava localizada no seu antigo endereço na Praça João Pessoa, nº 5, no 3º andar. Assinava a publicação

como diretor Dr. Affonso de E. Taunay e redatores Dr. Alfeu de Campos Pupo, Zuinglio M. Homem de Melo e dr. J. Arnaldo Vicente

de Azevedo.

Os primeiros exemplares dessa publicação, premiada com medalha de prata na 1ª Feira Philatélica Brasileira, são escassos e sabemos que nem todos tem acesso permanente a biblioteca da SNB, que mantém esses exemplares para consulta, por isso temos nos esforçado para que esse material se torne acessível à todos para pesquisa.

Nesta edição, com artigos primorosos, mesmo passados quase 90 anos da sua publicação, se mantém atuais. O primeiro artigo faz um relato sobre a Medalha da Independência – Restauração da Bahia, que completa neste ano o seu centenário. Em seguida um artigo sobre uma moeda obsidional do Paraguay. Temos também a continuação do Guia Numismática desenvolvido por Octavio Braga, estudo importante onde gradativamente peças da nossa numária foram incluídas. Na sequencia uma colaboração internacional do Dr. Rafael J. Fosalba – Ministro Jubilado do Uruguay, com o tema Las moedas obisidionales de la independência peruana. Jorge Cunha, traz comentários sobre catálogos e preços correntes de moedas, onde cita o recém lançado na época, “Catálogo de Moedas Brasileiras” de Santos Leitão & Cia, precursor dos catálogos atuais. Para fechar sobre as moedas obsidionais, agora um artigo de Alfredo de Carvalho das cunhadas no Brasil, propriamente em Recife de 1646 a 1654. E seguindo a edição com uma homenagem pelo falecimento de Noé Silverio dos Santos, Notícias da Sociedade, Legislação Numismática (Decretos de 1808), Bibliografia e noticiários.

Um resumo de ótimos artigos que agora disponíveis nas páginas seguintes.

Boa Leitura!

Gilberto Fernando Tenor

Presidente da Sociedade Numismática Brasileira

Edição 2 (2023)
Formato 16x23 (160x230)
Acabamento Brochura s/ orelha

SNB

A SNB - Sociedade Numismática Brasileira foi fundada em 1924 e é uma organização não governamental sem fins lucrativos e dedicada ao colecionismo numismático no Brasil, facilitando estudos e compreensões sobre o objeto físico monetário, sejam moedas, cédulas, medalhas ou assemelhados.

Sociedade Numismática Brasileira: snb.org.br