Segredos da alma na arte

Por João Ricaldes

Artes, Educação, Psicologia, Belas Artes, Personalidade

Esta página foi vista 929 vezes desde 07/01/2021

Percorra a galeria viva da história da arte e descubra um mundo de fantasias, paixões e perdas, além dos desafios da vida em sociedade (inveja, sucesso, fracasso, orgulho, ira). São temas das obras primas, não invenções posteriores. São verdadeiros personagens em óleo, mármore ou metal, que ganharam vida e atravessaram os séculos para nosso aprimoramento espiritual.

Segredos da Alma na Arte é uma história da arte temática, um deslocamento espacial e temporal, aparentemente aleatório, que desafiará as experiências próprias de cada leitor, já que lhes fornece chaves para compreender e enfrentar, sem simplificações, nem saídas fáceis, as vivências essenciais que acompanham a humanidade há séculos como a inveja, o amor, ódio, fé, sentimento de culpa, paixão e fantasias, que são, afinal, temas da arte. É uma obra única, voltada à formação de público e à promoção da cultura de autorreflexão, empatia, desenvolvimento espiritual e respeito aos direitos humanos.

ISBN 978-65-001-5356-9
Edição 1 (2021)

João Ricaldes

João Ricaldes nasceu em 1962. É professor de história da arte em instituições privadas de ensino superior e ensino médio em várias regiões do Brasil. Graduado em História (Unicamp), estudou história da arte na Escola do Masp. É coordenador do Projeto Humanarte (www.humanarte.net ), aprovado pelo Ministério da Cultura (Lei Rouanet) em 2005 e 2008. Atualmente desenvolve cursos de aperfeiçoamento para educadores de escolas públicas, abordando técnicas de leitura de imagem para estimular a expressão oral e escrita de crianças e adolescentes. Além da história da arte, dedica-se ao estudo da psicanálise (Freud, Jung, Melanie Klein) e da literatura contemporânea. Escreve regularmente no blog do Projeto Humanarte: http://blog.humanarte.net/.

Blog Humanarte: https://blog.humanarte.net/