Senda

Por Adelan Cyrillo

Artes, Ciências da Religião, Desenvolvimento Humano, Artes Gráficas, Artista Individual, Religioso

Esta página foi vista 789 vezes desde 27/07/2020

Nesta composição concatenada por ideias presentes no consciente e inconsciente coletivo, a qual pode ser chamada de livro, mais questiona do que informa, pois, o melhor ensinamento e as melhores respostas para a evolução pessoal e espiritual vêm do mestre interior de cada um.

Existe aqui a pretensão de representar conjuntos de formas pensamentos através de conjuntos de símbolos e imagens manipuladas e organizadas digitalmente, esta forma de representação deu-se pela dificuldade (minha) em introduzir e extrair informações da mente relativas aos assuntos de estudos a que me proponho. Esta maneira de estudo e de expressão, uma espécie de mapa mental, é para mim uma forma eficiente de armazenar pensamentos através da associação de imagem ou conjunto de imagens.

Imagens e mapas mentais voltados para determinado assunto estimulam o cérebro a um armazena-mento das informações de forma não linear, com a substituição de anotações comuns pela criação ou observação de elementos gráficos ligados ao assunto geram na mente diferentes formas de associações com grande capacidade e rapidez de resgate de informações para uso no cotidiano.

O assunto de estudo escolhido para este resumo de ideias foi a passagem do homem pelos caminhos da vida rumo à espiritualidade, considerando alguns conceitos e filosofias de vida adotados por diversas religiões e ordens filosóficas, descartando-se os dogmas e absorvendo a essência de ideias que contribuam para o desenvolvimento pessoal a ponto de tornar o homem mais “humano” e mais fraterno durante sua caminhada por este mundo.

A busca dentro deste tema procura encontrar ideias e conceitos que possam ser submetido ao crivo da própria razão, criando-se a partir disso um ponto de vista pessoal sem, no entanto tornar-se um ser egocêntrico e um pseudo autossuficiente.

Muitos hoje em dia, devido a pluralidade de religiões, seitas e segmentos de filosóficos têm uma rejeição muito grande em ouvir ou ler sobre temas fora do mundo de cada um, somente a leve menção de termos conflitantes já suficiente para a recusa total do conteúdo. Penso que para sermos livres pensadores devemos nos dar o direito de conhecer todo tipo de informação, toda diversidade de pensamentos e assim filtrar sem julgamento aquilo que é bom e belo aos nossos conceitos e valores, isto ajudará a nos tornarmos pessoas melhores. E também porque somos seres em constante metamorfose e talvez ainda não saibamos se o que rejeitamos hoje será nossa verdade de amanhã.

As posições antagônicas no mundo estão cada vez mais declaradas e disseminadas facilitando e fortalecendo o extremismo na luta para cada qual conservar seus valores e conceitos. As posições culturais, políticas e religiosas contrárias: Direita x Esquerda, Heterossexuais x Homossexuais, Catolicismo x Protestantismo, Umbandista x Protestante dentre outros, concentram seu foco no que há de pior no outro a fim de defender e manter sua posição, poucos são os casos onde um reconhece no outro, pontos que convergem a um denominador comum, um bem maior, o amor a D’us e o respeito ao próximo.

Tudo o que nos acontece, acontece por alguma razão, por algum motivo, cada fato a cada instante pode mudar o sentido de nossas vidas para sempre, se deixarmos. Cada causalidade na vida pode nos ensinar algo e também nos orientar o caminho pelo qual devemos seguir a fim de atingirmos o propósito pelo qual fomos criados. A Propósito você sabe a razão de estar aqui? Sabe o propósito pelo qual foi criado? Conhece quem pode te dar estas respostas? O caminho que está trilhando hoje, você escolheu ou lhe foi imposto pelas circunstancias da vida?

ISBN 978-65-000-7278-5
Edição 1 (2020)