Sinfonia Festiva

Por Alexandre Schubert

Artes

Esta página foi vista 2416 vezes desde 26/09/2012

Contém a partitura orquestral da Sinfonia Festiva. A obra foi escrita para comemorar os 500 anos do Descobrimento do Brasil, recebendo menção honrosa no Concurso de Composição realizado pela prefeitura de Recife em 1999. A Sinfonia foi revista em 2003, quando foi apresentada em São Petesburgo, no ano de seu aniversário de 300 anos. Inúmeras orquestras já apresentaram a Sinfonia Festiva, no Brasil e no Exterior, dentre elas a Orquestra do Teatro de Ópera e Balé do Conservatório de São Petesburgo (Rússia), a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Amazonas Filarmônica, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, a Orquestra da Escola de Música da UFRJ e a Orquestra Sinfônica da Unicamp.

Edição 1 (2012)
Acabamento Brochura s/ orelha

Alexandre Schubert

Nasceu no dia 23 de fevereiro de 1970, em Manhumirim, Minas Gerais. Teve sua formação musical na cidade do Rio de Janeiro, onde fez o curso de Mestrado e Bacharelado em Composição na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, tendo como principais professores: Marisa Rezende (orientadora e composição), Henrique Morelembaum (contraponto), Murilo Santos (orquestração).

Em seu catálogo de obras constam mais de cem composições, para as mais diversas formações: música de câmara, solos, música vocal, música cênica, música sinfônica, coral, etc., com obras executadas no Brasil e Exterior por artistas, grupos e orquestras renomadas.

Detentor de 12 prêmios de composição em concursos nacionais para diversas formações instrumentais e vocais, incluindo os primeiros lugares no Concurso de Composição para Percussão – PAS Brazil Chapter; no Concurso Nacional de Composição Lindembergue Cardoso; no Concurso FUNARTE de Composição XIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, nas categorias quinteto e música cênica. Recebeu o Prêmio FUNARTE de Composição Erudita (2010).

Sua obra “De Lumine”, para quarteto com piano, foi apresentada em 2012 em Dresden, por membros da Orquestra Filarmônica de Dresden, em concertos dedicados à música latino-americana.

Em 2011, sua obra “Ave Regina Caelorum” foi apresentada pelo coral Canarinhos de Petrópolis em turnê pela Europa, incluindo cidades como Bonn, Dresden e Viena. Ainda em 2011, teve sua obra “Sonata para trombone e orquestra” executada pela Orquestra Petrobrás Sinfônica, além de participar da XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, com “Variantes”, para piano e orquestra de câmara, executada pela mesma orquestra.

Sua obra “Réquiem”, para quarteto vocal integrou a turnê “Sonora Brasil” do Quarteto Colonial, em que o grupo percorreu cem cidades em todo o Brasil, nos anos de 2011 e 2012.

Integrou o projeto “Pauta Contemporânea nos anos de 2010 e 2011, realizando concertos e masterclasses de música contemporânea em Manaus e Florianópolis.

Em 2010 recebeu o Prêmio FUNARTE de Composição, com a obra “Variantes”, para piano e orquestra de câmara. Participou do I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, com o trabalho “Chagas: gênese de uma ópera singular”, publicado em 2012 no livro “Atualidades da Ópera”, organizado por Maria Alice Volpe.

Em 2009 foi apresentada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a ópera “Chagas”, composta em parceria com Silvio Barbato.

Em 2008 teve sua obra, “Instantes”, para violão, executada na Sala Palestrina, na embaixada brasileira em Roma. Realizou no mesmo ano a conferência “200 Anos de Música Brasileira” no Centro de Estudos Brasileiros de Roma, Itália.

Em 2006 participou da Copa Cultural, em Berlim, com a apresentação de seu quinteto de metais “...das esferas” e em 2004 a mesma peça foi selecionada para fazer parte do “World Music Day”, realizado na Suíça. Ainda em 2006 teve execuções de “Mensagem”, para piano, em Nova Iorque (EUA). Em 2004, sua peça, “Sereno”, para quarteto de clarinetas, foi executada em Paris.

Participou em 2003 do III Festival Ibero-americano de Cultura, em São Petesburgo, Rússia, no concerto inaugural, com sua “Sinfonia Festiva”, executada pela orquestra do Teatro e Ópera do Conservatório de São Petesburgo, sob a direção de Guilherme Bernstein Seixas.

Participante ativo em eventos de Música Contemporânea no Brasil, tais como Bienais de Música Brasileira Contemporânea (RJ), Panoramas da Música Brasileira Atual (RJ), Festival Música Nova de Santos e São Paulo (SP), Mostra de Música Contemporânea de Ouro Preto (MG), Música Brasileira do Século Passado (RJ), etc.

Foi bolsista do CNPq e da CAPES como compositor, instrumentista e pesquisador, fazendo parte do projeto Música Nova da UFRJ, e do Mestrado em Composição onde obteve a primeira colocação no concurso de admissão.

Participou do 1º Colóquio de Pesquisa em Pós Graduação – UFRJ, realizado em novembro de 1999, com o trabalho “Análise Textural: Visões Gerais de Independência e Interdependência e Densidade-número em ‘Aura’”, publicadas nos Anais do 1º Colóquio de Pesquisa em Pós-Graduação.

Foi professor da Escola de Música Villa-Lobos. Atualmente é professor das disciplinas Composição, Harmonia, Formas Musicais do Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Membro da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, SBMC, filiada a SIMC, Sociedade Internacional de Música Contemporânea.

Integrante do grupo de compositores Prelúdio 21, destinado à divulgação da música de seus integrantes e convidados, através de concertos, palestras e oficinas.