Situação Política Atualizada: A Democracia e A Ditadura estão em Colapso na América do Norte, Sul e Caribe.

Por Elias do Amaral Viana

Relacionamento Público & Administração, Falar Em Público, Étnica, Costumos E Tradição, Ciências da Religião, Ciência Política

Esta página foi vista 6 vezes desde 20/09/2024

Apresentação do livro: Situação Política Atualizada:.

A Democracia e A Ditadura estão em Colapso na América do Norte, Sul e Caribe.

O Colapso dos Regimes de Governo nas Américas.

As Américas, que historicamente alternam entre democracias e regimes autoritários, estão enfrentando uma crise sem precedentes em suas formas de governança. Mesmo nos países classificados como democráticos, como El Salvador, Bolívia e Peru, as instabilidades políticas estão se tornando a norma. O enfraquecimento das instituições, a concentração de poder em líderes populistas e a deterioração da confiança pública nas estruturas democráticas são evidentes em várias nações. Esses fenômenos sugerem que as bases que sustentavam os regimes políticos estão se fragmentando.

No caso das ditaduras, como Cuba, Nicarágua e Venezuela, as evidências de colapso são ainda mais flagrantes. Regimes que controlam rigidamente seus cidadãos através da repressão, censura e fraude eleitoral estão perdendo legitimidade e controle, não só internamente, mas também no cenário internacional. Esses regimes têm enfrentado crescentes pressões internas por liberdade e melhores condições de vida, enquanto sua capacidade de sustentar suas autocracias está sendo questionada.

Dessa forma, o livro busca provar que há uma crise política generalizada nas Américas, onde tanto democracias quanto ditaduras estão colapsando, seja pela perda de legitimidade, pela corrupção sistêmica ou pela repressão e deterioração de direitos fundamentais.

Simultaneamente, observa-se uma ascensão poderosa do Sistema Religioso Cristão, especialmente o Pentecostalismo, no cenário político. O crescimento das igrejas cristãs, em especial nas regiões mais pobres e marginalizadas, como as favelas e comunidades carentes, está cada vez mais associado à ocupação de espaços políticos. Em várias partes das Américas, líderes religiosos e pastores cristãos estão ganhando relevância política, influenciando diretamente políticas públicas e até se lançando em cargos eletivos.

A ascensão do cristianismo como força política se dá em parte pelo colapso dos regimes tradicionais de governança. Onde os governos fracassam — seja na manutenção da ordem, na provisão de serviços básicos ou na promoção do desenvolvimento econômico —, o Sistema Religioso Cristão tem preenchido esses espaços, oferecendo um senso de comunidade, apoio social e até uma visão de futuro.

No Brasil, por exemplo, o crescente poder das igrejas evangélicas é visível tanto no parlamento quanto nas comunidades mais vulneráveis, onde a presença do Estado é frágil. As igrejas não só têm ampliado sua influência na legislação, mas também moldado a agenda pública em questões morais e sociais. Isso também é evidente em outros países da América Latina e Caribe, onde o Sistema Religioso Cristão se tornou uma alternativa ao fracasso do Estado.

O que o livro propõe, portanto, é uma análise profunda de como essa dinâmica de poder está moldando a política nas Américas. Com o colapso dos regimes de governo, o Sistema Religioso Cristão está tomando espaço e, em alguns casos, está à beira de se consolidar como a força dominante nas decisões políticas, representando uma mudança substancial no equilíbrio de poder.

Edição 1 (2024)

Elias do Amaral Viana

Já sou Autor independente, tenho livros lançado em Português, Inglês pelo Clube dos Autores e livros lançados em Português, Inglês e Chinês na Amazon. Tenho PDF lançados pela Hotmart.

Sou Pastor Batista, Mestre em Divindade e Pós em Ciência da Religião. 42 anos, casado com a Pedagoga Gisele Almeida da Silva Viana. Pai de dois filhos: João Gabriel Almeida da Silva Viana e Davi Almeida da Silva Viana.

Meu primeiro livro foi Alberto Ribeiro Lamego "Gente da Gente"

Hoje, 14/06/2020, já tenho alguns livros publicados.