STARTUPS VERDES E A DIMENSÃO AMBIENTAL DA SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS AGTECHS DA UFSM – AUSTERTECNOLOGIA E COWMED

Por Gabriel Lima Mendes

Ciência E Tecnologia, Ambiental, Agropecuária, Direito, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 36 vezes desde 04/07/2024
Coloração

O presente trabalho, fruto de uma dissertação de mestrado inovadora e com poucas bibliografias no meio acadêmico a respeito desta temática em âmbito nacional, ora convertido em livro, tem como escopo realizar um estudo inovador sobre as startups verdes e a dimensão ambiental da sustentabilidade. Há muitos estudos sobre startups no Brasil, mas poucos a respeito das startups verdes no que tange ao ponto de vista jurídico-ambiental. Nesse contexto, aborda-se a referida temática diante de uma análise a partir das práticas experenciadas pelas agtechs da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no período dos últimos 05 (cinco) anos. Dessa forma, esta pesquisa enfrenta a seguinte problemática: "é possível afirmar que as startups verdes são mecanismos capazes de impulsionar o alcance da dimensão ambiental da sustentabilidade?". Para responder esse questionamento, o presente estudo tem por objetivo analisar o papel das startups verdes e o seu potencial de impulsionar a dimensão ambiental da sustentabilidade. Para tanto, a metodologia utilizada na presente pesquisa obedece ao quadrinômio: teoria de base, abordagem, procedimento e técnica. Nesse sentido, como teoria de base esta dissertação se volta à matriz epistemológica sistêmico-complexa, pois visa romper as barreiras disciplinares e desenvolver uma pesquisa embasada em um conhecimento científico transdisciplinar. Já quanto ao método de abordagem será realizado com base no método dedutivo. Ademais, utiliza-se, ainda, de três métodos de procedimentos, quais sejam: bibliográfico, pesquisa documental e pesquisa de campo (como grande diferencial deste estudo), assim como se opera pelas técnicas de pesquisas de resumos, fichamentos, análise de dados quantitativos e o emprego da entrevista de modo dirigido (questionários estruturados) e não dirigido (bloco de notas e gravador). A partir disso, este livro divide-se em duas seções. Na primeira, realiza-se um marco teórico conceitual relativamente às startups verdes, o agronegócio e às dimensões da sustentabilidade. Na segunda, visa apresentar duas práticas experenciadas pelas startups verdes no contexto da AGITTEC da UFSM – as agtechs: AusterTecnologia e a CowMed a partir da realização de um estudo de campo, com o escopo de identificar como as startups verdes podem ser consideradas importantes ferramentas tecnológicas para alcançar a necessária sustentabilidade ambiental na perspectiva do autor Ignacy Sachs. Ao final, o presente estudo conclui que, através do resultado obtido em campo, é evidente que, dentro do rigor de análise disponível pela amostragem colhida, demonstrou-se que as startups investigadas fomentam a sustentabilidade, com grande preocupação ambiental e que a tecnologia quando utilizada de forma aliada ao meio ambiente, só vem a somar para a sociedade atual.

ISBN 978-65-266-2746-4
Edição 1 (2024)
Acabamento Brochura s/ orelha

Gabriel Lima Mendes

Advogado (OAB/RS 119.075). Mestre em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (PPGD/UFSM), na linha de pesquisa "Direitos da Sociobiodiversidade e Sustentabilidade". Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade (GPPIC/UFSM). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), graduado em agosto de 2019. Foi estagiário em escritório de advocacia na seara cível (2014-2015), do Gabinete do Juizado da Fazenda Pública (2015-2016), da Vara de Promotoria Criminal especializada em JECRIM (2017) e da União - Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Seccional de Santa Maria (2017-2018). Foi pesquisador do Centro de Culturas Jurídicas Comparadas, internacionalização do Direito e Sistemas de justiça (CCULTIS/UFSM), bem como Bolsista de Iniciação Científica FIPE/SENIOR (UFSM) no ano de 2014. Participou de Projeto de Extensão Voluntário, tendo sido Coordenador do Núcleo de Acompanhamento, bem como membro do Núcleo Jurídico e Financeiro, ambos da ONG Infância-Ação de Santa Maria (2015-2016). Participou, ainda, de programa de experiência de trabalho Internacional, tendo realizado o programa de intercâmbio CCUSA - Work Experience is a United States Government designated Exchange Visitor Program (2018-2019).

Atualmente, Coordena o Grupo de Estudos em Direito Agrário da OAB/RS, bem como integrante da Comissão Especial do Jovem Advogado da OAB - Subseção de Santa Maria. É sócio-diretor da Sociedade de Advogados - Mendes & Marchi Advogados Associados e Assessor Jurídico do Poder Legislativo Municipal de Bossoroca-RS.