Testes físico-químicos de derivados do petróleo

Pulo do Gato

Por Luiz Augusto Rodrigues da Luz

Educação, Ciências Exatas

Esta página foi vista 348 vezes desde 22/01/2023
Coloração

O trabalho se propõe a fornecer informações técnicas que constam em literaturas especializadas, com o diferencial no que concerne à explicitação de termos e descrição das atividades laboratoriais de forma simples e objetiva. Quando se comenta sobre trabalhos que requerem especialização mínima para a força de trabalho que irá executá-los, é comum e até mesmo uma espécie de marca indelével, dentro das ciências exatas, de se apresentar os procedimentos em uma forma como que a complexidade fosse agregar maior valor, até em momentos que o óbvio e a simplicidade são flagrantes.

A cada ano, milhares de pessoas se graduam para poderem assumir posições em laboratórios, seja como técnicos ou na área de pesquisa de novos produtos, mas que necessitam do conhecimento sobre as técnicas de análises, para depurar os produtos, podendo dessa feita, assegurar se um determinado bem de produção está dentro de especificações previamente estabelecidas. Existem vários organismos especializados e com know how para estabelecer não só técnicas para uma determinada análise, mas com capacitação de indicar qual especificação é adequada para cada produto, levando em conta a sua aplicabilidade. A ASTM (American Society for Testing and Materials) é um organismo reconhecido no mundo inteiro, sendo suas normas e decisões acatadas pela maioria das empresas da área técnica, onde a de lubrificantes está inclusa. Organizada em 1898, a ASTM (Sociedade Americana para Materiais e Testes) nasceu dentro do maior sistema de voluntariado sobre o desenvolvimento das mais diversas normas no mundo.

ASTM é uma organização sem fins lucrativos que cria um fórum para usuários, produtores, consumidores e aqueles que têm um interesse geral sobre o assunto (representantes do governo e universidades) se encontrarem e escreverem normas para materiais, produtos, sistemas e serviços. Pelo trabalho de 132 comitês de normas, a ASTM publica normas de teste de métodos, especificações, práticas (em grande volume nos seus vários guias), guias (atualizados anualmente), classificações e terminologias.

O quartel-general da ASTM, não possui instalações para pesquisa ou testes; este trabalho é feito voluntariamente por 35.000 membros qualificados, localizados ao redor do mundo. Há outros organismos, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que emitem pareceres e normas utilizadas pelos laboratórios. Embora tenha um nome respeitável, até a própria ABNT, faz referência a ASTM.

Obedecendo as decisões e especificações, gostaria de informar que utilizarei para amenizar o aprendizado, os 23 anos na área de lubrificantes e 16 de experiência na área em questão, em um range de atividade que um determinado grupo executava, chegando facilmente a 20 mil análises por mês. Comprometendo-me também, a me ater objetivamente nas informações de relevância, para que o produto entregue para as pessoas interessadas, não seja cansativo e desnecessário, mas que obedeça rigorosamente a informações para os técnicos, que saem de seus cursos com muita teoria, mas que carecem de maiores informações práticas, principalmente na vivência relativa à análise e a equipamentos que estão dentre os melhores do mercado nacional e internacional.

Para que a apresentação seja executada de forma organizada, será dividida em 4 grandes etapas, a saber:

a) Lubrificantes.

b) Isolantes.

c) Combustíveis de aviação.

d) Assistência técnica – Os testes realizados, já serão contemplados nos lubrificantes.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Couche 90g

Luiz Augusto Rodrigues da Luz

Sou professor, de química e biologia, mas tenho pós-graduações em algumas áreas que tramito(são 11). Gosto de futebol, caminhada, um bom livro e filmes.

Torço pelo Flamengo, gosto das coisas mais tradicionais, mas a tecnologia é uma ferramenta inequívoca quanto a sua importância.

Trabalhei na Petrobras por muitos anos, sendo responsável técnico pela gestão ambiental.

Falar com pessoas e trocar ideias construtivas é um grande prazer.

Já fui autor do clube, estou voltando agora com muita boa expectativa.