Violência de gênero e grupos vulneráveis.

Por Sérgio Carrera Neto, Dominique Ribeiro, Frederico Izidoro (Organizadores)

Abuso, Gênero E A Lei, Família E Relacionamentos, Direito

Esta página foi vista 892 vezes desde 15/09/2021

“…Sem dúvidas extirpar a violência contra mulheres e grupos minoritários tomou rumos irreversíveis, mas muito há que se construir. Por isso, cabe aos Estados, e ao Brasil, em particular, adotar políticas afirmativas, posto a principiologia da Lei Maior reconhecer como paradigma de equidade, a equiparação jurídica de segmentos populacionais estigmatizados pelo paradoxo: corpos dominantes versus corpos dominados.As ações positivas impulsionam a mudança de postura das instituições políticas que, em nome de uma suposta neutralidade, ignoram a importância da interseccionalidade, sabido ter a segregação um fundo histórico e cultural, e, não raro, subtrair-se do enquadramento das categorias jurídicas clássicas.Para além, imperiosa uma mobilização de forças no espaço comunitário, porquanto somente com a conscientização coletiva mudanças de mentalidades ocorrerão. Indiscutivelmente, toda a forma de hegemonia, incluindo a do padrão heteronormativo, vem sendo paulatinamente desconstruída para dar espaço às noveis identidades, seus modos de ser e de viver, numa fusão de horizontes que une, fragmentando. A modernidade e a contemporaneidade argumentam tanto com o direito das minorias quanto com o direito ao livre desenvolvimento da personalidade, buscando a interação entre o eu e a sociedade, num diálogo permanente. Trata-se de um imperativo ético e moral que não se rende ao banalismo do politicamente correto; ao revés, normatiza conquistas que manejam diretamente com os princípios supremos da igualdade e fraternidade.…”

Prefácio de Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha

Ministra do Superior Tribunal Militar

Edição 1 (2021)

Sérgio Carrera Neto, Dominique Ribeiro, Frederico Izidoro (Organizadores)

É Tenente-Coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), instituição que ingressou em 1997.

Mestre em Ciência Política e Direitos Humanos, possui pós-graduações lato sensu em Direitos Humanos e Democraização, em Gestão Policial e em Direito. É bacharel em Direito, em Relações Internacionais e com diploma superior pelo Cursos de Formação de Oficiais – CFO (ciências policiais) da Academia de Polícia Militar de Brasília.

Exerceu funções em unidades operacionais, especializadas e de ensino. Foi Subcomandante da Escola de Formação de Oficiais (EsFO) da Academia de Polícia Militar de Brasília, Chefe de Gabinete do Chefe do Estado-Maior, Comandante do Batalhão de Policiamento Turístico da PMDF e membro da equipe negociador de reféns da PMDF por 8 anos.

Entre 2017 e 2019, desempenhou funções de Mission Manager e membro do Time de Crimes Transnacionais e Organizados na Divisão Policial (Police Division) do Escritório de Estado de Direito e Instituições de Segurança do Departamento de Operações de Paz da ONU, sendo o primeiro policial brasileiro a ocupar cargo estratégico na sede da Organização em Nova Iorque.

Participou de 3 missões internacionais da ONU, sendo duas delas missões de operações de paz. Já atuou pelas Nações Unidas em consultorias, assessorias, auditorias e inspeções de componentes policiais em países como Haiti, Papua Nova Guiné, Sudão do Sul e República Centro-Africana; e experiência em seleções de policiais e docência em outros países, como Suécia, Noruega, China, Argentina, Chile, Uruguai, EUA, Canadá, além do Brasil.

Consultor ad hoc do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, membro do pool of experts internacional em Direitos Humanos e Law Enforcement (Genebra, Suíça), e membro do corpo docente do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) da PMDF.

Tem como áreas de interesse: segurança pública, policiamento internacional, paz e segurança internacional, direito internacional e direitos humanos, inglês instrumental. Publicou artigos, capítulos de livros e os livros “A serviço da paz: relatos de policiais militares em missões de paz da ONU. Volume I – África", "Segurança e Policiamento Diplomáticos", "Inglês Instrumental: um guia para profissionais de emerência" e "Inglês para Policial: básico".

Atualmente, é comandante de Batalhão da PMDF.