-- ATIVIDADES DE POLÍCIA E O USO DA FORÇA

Por -

Ciência Política, Controle De Armas, Estado, Província & Governo Local, Liberdade Política & Segurança, Direito, Educação

Esta página foi vista 3093 vezes desde 22/10/2020

A cada dia, as manchetes sobre o uso da força policial têm tomado conta dos noticiários, assim como esse tema vem sendo discutido no mundo acadêmico e políticos.

Este livro, prefaciado e apresentado por policiais aposentados, e escrito somente por policiais brasileiros, permitiu que mais de 20 autores policiais, dentro das mais diversas áreas da atuação policial na temática uso da força, apresentassem os mais variados temas a fim de contribuir à sociedade com conteúdos acadêmicos sob perspectivas de profissionais da segurança pública.

Certamente, os aportes de profissionais de segurança pública contribuirão para o aprimoramento da Ciência Policial no Brasil com objetivo de promover debates mais técnicos sobre assunto de tamanha relevância na área da segurança pública nacional.

ISBN 978-65-872-2917-1
Edição 1 (2020)

-

É Tenente-Coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), instituição que ingressou em 1997.

Mestre em Ciência Política e Direitos Humanos, possui pós-graduações lato sensu em Direitos Humanos e Democraização, em Gestão Policial e em Direito. É bacharel em Direito, em Relações Internacionais e com diploma superior pelo Cursos de Formação de Oficiais – CFO (ciências policiais) da Academia de Polícia Militar de Brasília.

Exerceu funções em unidades operacionais, especializadas e de ensino. Foi Subcomandante da Escola de Formação de Oficiais (EsFO) da Academia de Polícia Militar de Brasília, Chefe de Gabinete do Chefe do Estado-Maior, Comandante do Batalhão de Policiamento Turístico da PMDF e membro da equipe negociador de reféns da PMDF por 8 anos.

Entre 2017 e 2019, desempenhou funções de Mission Manager e membro do Time de Crimes Transnacionais e Organizados na Divisão Policial (Police Division) do Escritório de Estado de Direito e Instituições de Segurança do Departamento de Operações de Paz da ONU, sendo o primeiro policial brasileiro a ocupar cargo estratégico na sede da Organização em Nova Iorque.

Participou de 3 missões internacionais da ONU, sendo duas delas missões de operações de paz. Já atuou pelas Nações Unidas em consultorias, assessorias, auditorias e inspeções de componentes policiais em países como Haiti, Papua Nova Guiné, Sudão do Sul e República Centro-Africana; e experiência em seleções de policiais e docência em outros países, como Suécia, Noruega, China, Argentina, Chile, Uruguai, EUA, Canadá, além do Brasil.

Consultor ad hoc do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, membro do pool of experts internacional em Direitos Humanos e Law Enforcement (Genebra, Suíça), e membro do corpo docente do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) da PMDF.

Tem como áreas de interesse: segurança pública, policiamento internacional, paz e segurança internacional, direito internacional e direitos humanos, inglês instrumental. Publicou artigos, capítulos de livros e os livros “A serviço da paz: relatos de policiais militares em missões de paz da ONU. Volume I – África", "Segurança e Policiamento Diplomáticos", "Inglês Instrumental: um guia para profissionais de emerência" e "Inglês para Policial: básico".

Atualmente, é comandante de Batalhão da PMDF.