Antenor Rodrigues Barbosa Júnior

2 publicações

Sobre o autor

Engenheiro Civil formado pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mestre e Doutor em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Universidade de São Paulo (USP), exerceu o magistério superior por 35 anos na UFOP, lecionando disciplinas da área de Recursos Hídricos para cursos de graduação e pós-graduação. Na mesma Universidade, entre outras atividades, foi vice-reitor por dois mandatos e exerceu cargos de coordenação de cursos de graduação e de pós-graduação, além de ter orientado dezenas de trabalhos de mestrado acadêmico em engenharia ambiental e mestrado profissional em sustentabilidade socioeconômica ambiental. É autor do livro “Elementos de Hidrologia Aplicada” (Editora Edgard Blücher, 2022). Na Maçonaria, foi iniciado no ano de 1998 na ARLS Confidentes de Vila Rica Nº 138, oriente de Ouro Preto (MG), e presidiu esta Loja no período de 2006-2008. Foi investido no grau 33 pelo Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil no ano de 2006 e foi Grande-Secretário da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais (2009-2012 e 2012-2015). É membro efetivo da Loja Maçônica de Pesquisas Quatuor Coronati "Pedro Campos de Miranda" e da Academia Mineira Maçônica de Letras, de Belo Horizonte, além de membro honorário da ARLS Cavaleiro da Inconfidência Mineira Nº 4262, oriente de Ouro Preto, e membro fundador da Excelsa Loja de Perfeição Confidente José Álvares Maciel. É autor das obras “O Livro do Mestre: a partir de considerações sobre a Iconografia do seu painel” (Editora Madras, 2013), “Maçonaria de Perfeição: Síntese dos Graus Inefáveis do Rito Escocês Antigo e Aceito” (Clube de Autores, 2022) e “Sublime Capítulo Rosa Cruz: Explorando os Graus Capitulares do Rito Escocês Antigo e Aceito” (Clube de Autores, 2024).

Todas as publicações desse autor