Maçonaria de Perfeição

Síntese dos Graus Inefáveis do Rito Escocês Antigo e Aceito

Por Antenor Rodrigues Barbosa

Metafísica, Maçonaria, Filosofia / Religião, Filosofia, Desenvolvimento Humano, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 897 vezes desde 07/05/2022
Coloração
Acabamento

Iniciando com uma abordagem em torno da história e organização dos Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, esta obra é estruturada numa série capítulos dedicados ao estudo individualizado de cada um dos Graus de Perfeição. Em seu modo de arranjo, são fornecidas as formas de tratamento conferidas aos Oficiais de cada uma das onze Lojas de Perfeição, estabelecendo-se uma correlação com personagens bíblicos históricos que os personificam e que permeiam as narrativas das lendas. É apresentada uma sinopse histórica de cada grau e feita a sua interpretação sob os pontos de vista filosófico e moral, com o propósito de ilustrar a ideia básica, a virtude, o preceito cívico ou o atributo moral a ser cultivado e ao qual o grau é consagrado. São descritas as ornamentações de cada uma das Lojas e, a partir de imagens ilustrativas, são introduzidos comentários explicativos a respeito dos painéis e dos paramentos (aventais e colares, ou faixas) e joias dos graus. E, não poderiam estar ausentes, os arcanos de cada grau são pormenorizadamente analisados, seguidos das Instruções correspondentes. Ao longo das análises descritivas, são estabelecidas comparações entre os elementos acima explicitados, conforme os rituais normalmente adotados no Brasil e aqueles praticados em Lojas de Perfeição de línguas inglesa, espanhola, francesa e italiana.

Edição 1 (2022)
Formato Quadrado (200x200)
Acabamento Brochura

Antenor Rodrigues Barbosa

Engenheiro Civil formado pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mestre e Doutor em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Universidade de São Paulo (USP), exerceu o magistério superior por 35 anos na UFOP, lecionando disciplinas da área de Recursos Hídricos para cursos de graduação e pós-graduação. Na mesma Universidade, entre outras atividades, foi vice-reitor por dois mandatos e exerceu cargos de coordenação de cursos de graduação e de pós-graduação, além de ter orientado dezenas de trabalhos de mestrado acadêmico em engenharia ambiental e mestrado profissional em sustentabilidade socioeconômica ambiental. É autor do livro “Elementos de Hidrologia Aplicada” (Editora Edgard Blücher, 2022). Na Maçonaria, foi iniciado no ano de 1998 na ARLS Confidentes de Vila Rica Nº 138, oriente de Ouro Preto (MG), e presidiu esta Loja no período de 2006-2008. Foi investido no grau 33 pelo Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil no ano de 2006 e foi Grande-Secretário da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais (2009-2012 e 2012-2015). É membro efetivo da Loja Maçônica de Pesquisas Quatuor Coronati "Pedro Campos de Miranda" e da Academia Mineira Maçônica de Letras, de Belo Horizonte, além de membro honorário da ARLS Cavaleiro da Inconfidência Mineira Nº 4262, oriente de Ouro Preto, e membro fundador da Excelsa Loja de Perfeição Confidente José Álvares Maciel. É autor das obras “O Livro do Mestre: a partir de considerações sobre a Iconografia do seu painel” (Editora Madras, 2013), “Maçonaria de Perfeição: Síntese dos Graus Inefáveis do Rito Escocês Antigo e Aceito” (Clube de Autores, 2022) e “Sublime Capítulo Rosa Cruz: Explorando os Graus Capitulares do Rito Escocês Antigo e Aceito” (Clube de Autores, 2024).