João Ivo Caleffi

4 publicações

Sobre o autor

João Ivo Caleffi, é graduado em filosofia, história e sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(PUCPR). Tem pós-graduação em História Social do Trabalho, nível de especialização, pela Universidade Estadual de Maringá(UEM). É professor há mais de trinta anos. Foi vice-prefeito e prefeito da cidade de Maringá(2001-2004). Coordenou a Região Metropolitana de Maringá(2007-2008). Foi diretor de um colégio estadual durante três anos(1998-2000) em Maringá. Foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do estado do Paraná(1998-2000). Foi um dos coordenadores do Programa Paraná Alfabetizado, de alfabetização de jovens e adultos, do governo do estado do Paraná na região de Maringá(2008-2010). Coordenou as disciplinas de filosofia, sociologia e história, além da Equipe Multidisciplinar de estudos sobre a história e a cultura negra e indígena nas escolas na região do Núcleo Regional de Educação de Maringá, orgão ligado a Secretaria de Educação do Estado do Paraná(SEED), durante vários anos. Tem se dedicado também já há um bom tempo a pesquisa sobre a história e a memória local e regional. Também realizou pesquisa sobre a imigração italiana tendo como base a história da sua família que vieram da Itália. Além destes temas faz estudos e pesquisas sobre filosofia, em especial a partir da própria experiência em sala de aula, utilizando das anotações de preparo das aulas. Publicou os livros, Filosofia: Em Busca da Lucidez e o livro, Educação para a Libertação em Paulo Freire.
Selos de reconhecimento
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor

Todas as publicações desse autor