FILOSOFIA: MINHAS ANOTAÇÕES

Anotações de Filosofia

Por João Ivo Caleffi

Movimentos, Estudo Dos Homens, Epistemologia, Filosofia, Educação, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 519 vezes desde 27/06/2023

O livro, FILOSOFIA: MINHAS ANOTAÇÕES, é fruto de muito amor, pela filosofia, pelo ato de pensar livre, pelo ato de educar, pela educação. É fruto de um exercício filosófico realmente vivido, de um momento intenso, de pensar junto, coletivamente, livre, sem amarras, de espírito totalmente livre, sem nenhum tipo de preconceito ou dogma. Ele é fruto das anotações do preparo de aulas e do próprio exercício do ato de lecionar do autor, que como professor de filosofia, transformou suas anotações, suas pesquisas, seus estudos e reflexões no preparo de suas aulas em um livro, leve, de leitura fácil, mas ao mesmo tempo profundo, vivo, empolgante, estimulante, instigante, único.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Polen

João Ivo Caleffi

João Ivo Caleffi, é graduado em filosofia, história e sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(PUCPR). Tem pós-graduação em História Social do Trabalho, nível de especialização, pela Universidade Estadual de Maringá(UEM). É professor há mais de trinta anos. Foi vice-prefeito e prefeito da cidade de Maringá(2001-2004). Coordenou a Região Metropolitana de Maringá(2007-2008). Foi diretor de um colégio estadual durante três anos(1998-2000) em Maringá. Foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do estado do Paraná(1998-2000). Foi um dos coordenadores do Programa Paraná Alfabetizado, de alfabetização de jovens e adultos, do governo do estado do Paraná na região de Maringá(2008-2010). Coordenou as disciplinas de filosofia, sociologia e história, além da Equipe Multidisciplinar de estudos sobre a história e a cultura negra e indígena nas escolas na região do Núcleo Regional de Educação de Maringá, orgão ligado a Secretaria de Educação do Estado do Paraná(SEED), durante vários anos. Tem se dedicado também já há um bom tempo a pesquisa sobre a história e a memória local e regional. Também realizou pesquisa sobre a imigração italiana tendo como base a história da sua família que vieram da Itália. Além destes temas faz estudos e pesquisas sobre filosofia, em especial a partir da própria experiência em sala de aula, utilizando das anotações de preparo das aulas. Publicou os livros, Filosofia: Em Busca da Lucidez e o livro, Educação para a Libertação em Paulo Freire.