Fale com o autor
Mário Ildefonso Ribeiro Bier
1 publicação
Sobre o autor

Sou engenheiro eletrônico com habilitação também em Engenharia Elétrica. Trabalhei na Centrais Elétricas do Sul do Brasil SA (ELETROSUL) e na Companhia Paranaense de Energia (COPEL) nas áreas de manutenção e engenharia de manutenção, tendo colaborado com bastante frequência com as áreas de treinamento de pessoal dessas empresas.

Fui professor da antiga Escola Técnica Federal de Santa Catarina, tendo lecionado Eletrônica e Telefonia entre outras disciplinas durante um ano em 1.993.

Aposentado desde 2009, lecionei programação de microcontroladores PIC16F877A em linguagem C com compilador CCS, assim como Eletrônica, Instalações Elétricas e Eletrônica Industrial, durante dois anos e meio no curso de Engenharia Elétrica no CESCAGE (Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais) em Ponta Grossa - PR, de março de 20011 a julho de 2013.

O livro que concluí no final de março de 2.020, "Programação de microcontroladores PIC18F4520 e PIC18F4550 em linguagem C com compilador CCS" apresenta 44 tabelas, 491 figuras, 73 exemplos (para esclarecer conceitos) e 98 exemplos de aplicações testados em simulador e/ou kits de desenvolvimento (e, quando necessário, na bancada com o uso de osciloscópio e multímetro digital entre outros instrumentos) em suas 497 páginas (sem contar o índice e as referências).

Foram solicitadas autorizações para uso de algumas tabelas da CCS, o que foi gentilmente concedido, as quais são citadas ao longo da obra. Também foi solicitada a autorização para uso de uma explicação sobre o uso de bootloader, também gentilmente permitida pelo Eng. Carlos Eduardo Sandrini Luz autor pelo Clube de Autores e proprietário da ACEPIC, da qual utilizo vários kits neste livro/treinamento.

Também houve consultas a engenheiros da CCS (CCS Support), desenvolvedora do compilador e da Labcenter Electronics (desenvolvedora do simulador VSM PROTEUS), cujos nomes constam nos agradecimentos no início do livro.

Esse livro foi escrito com a intenção de auxiliar verdadeiramente os interessados nesta área. Sua didática e desenvolvimento passo a passo, não são encontrados facilmente em outras obras no mercado, nem mesmo em língua estrangeira.

Selos de reconhecimento
Autor do Clube de Autores
Autor publicou o seu primeiro livro no Clube de Autores
Autor virou assunto
Autor teve uma notícia publicada sobre ele
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor
Notícias sobre o autor e suas obras