Fale com o autor
Mário Ildefonso Ribeiro Bier
0 publicações
Sobre o autor
Sou engenheiro eletrônico com habilitação também em Engenharia Elétrica. Trabalhei na Centrais Elétricas do Sul do Brasil SA (ELETROSUL) e na Companhia Paranaense de Energia (COPEL) nas áreas de manutenção e engenharia de manutenção, tendo colaborado com bastante frequência com as áreas de treinamento de pessoal dessas empresas.

Fui professor da antiga Escola Técnica Federal de Santa Catarina, tendo lecionado Eletrônica e Telefonia entre outras disciplinas durante um ano em 1.993.

Aposentado desde 2009, lecionei programação de microcontroladores PIC16F877A em linguagem C com compilador CCS, assim como Eletrônica, Instalações Elétricas e Eletrônica Industrial, durante dois anos e meio no curso de Engenharia Elétrica no CESCAGE (Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais) em Ponta Grossa - PR, de março de 20011 a julho de 2013.

O livro que concluí no final de março de 2.020, "Programação de microcontroladores PIC18F4520 e PIC18F4550 em linguagem C com compilador CCS" apresenta 44 tabelas, 491 figuras, 73 exemplos (para esclarecer conceitos) e 98 exemplos de aplicações testados em simulador e/ou kits de desenvolvimento (e, quando necessário, na bancada com o uso de osciloscópio e multímetro digital entre outros instrumentos) em suas 497 páginas (sem contar o índice e as referências).

Foram solicitadas autorizações para uso de algumas tabelas da CCS, o que foi gentilmente concedido, as quais são citadas ao longo da obra. Também foi solicitada a autorização para uso de uma explicação sobre o uso de bootloader, também gentilmente permitida pelo Eng. Carlos Eduardo Sandrini Luz autor pelo Clube de Autores e proprietário da ACEPIC, da qual utilizo vários kits neste livro/treinamento.

Também houve consultas a engenheiros da CCS (CCS Support), desenvolvedora do compilador e da Labcenter Electronics (desenvolvedora do simulador VSM PROTEUS), cujos nomes constam nos agradecimentos no início do livro.

Esse livro foi escrito com a intenção de auxiliar verdadeiramente os interessados nesta área. Sua didática e desenvolvimento passo a passo, não são encontrados facilmente em outras obras no mercado, nem mesmo em língua estrangeira.
Selos de reconhecimento
Autor virou assunto
Autor teve uma notícia publicada sobre ele
Biografia bem definida
Sua página biográfica tem foto e um texto com pelo menos 300 caracteres sobre o autor
Notícias sobre o autor e suas obras