Programação de Microcontroladores PIC18F4520 e PIC18F4550 em Linguagem C com Compilador CCS

Por Mário Ildefonso Ribeiro Bier

Eletrônica, Automação, Engenharia E Tecnologia, Didáticos

Esta página foi vista 64 vezes desde 17/05/2024

Na maioria das áreas do conhecimento, percebe-se a necessidade de maior integração entre os conceitos teóricos e os exemplos práticos, que estabelece uma conexão com o mundo real e torna o estudo mais agradável.

Em função disso e pela satisfação obtida da programação de microcontroladores PIC em linguagem C, foi elaborado este livro, que contém uma grande quantidade de exemplos de aplicação, os quais facilitam a compreensão de assuntos mais complexos, tais como a conversão analógico/digital, o uso do relógio de tempo real e a comunicação serial, seja RS232 ou USB, entre outros.

Cada um dos 96 programas exemplo de aplicações teve seu funcionamento testado em simulador e/ou kits de desenvolvimento. Quando necessário, eles foram testados na bancada com instrumentos como osciloscópio, gerador de funções, termômetro de precisão e multímetro digital.

As mais de 450 figuras e 40 tabelas, ao longo de mais de 500 páginas, facilitam o estudo passo a passo de cada um dos assuntos abordados no texto.

O livro busca atender a um público diversificado, do Engenheiro e o estudante de Engenharia ao técnico de nível médio e o que atua nesta área como hobby. As informações teóricas auxiliam aqueles que buscam se aprofundar em determinados assuntos e os exemplos práticos ajudam na aplicação do conhecimento.

Edição 2 (2024)

Mário Ildefonso Ribeiro Bier

Sou engenheiro eletrônico com habilitação também em Engenharia Elétrica. Trabalhei na Centrais Elétricas do Sul do Brasil SA (ELETROSUL) e na Companhia Paranaense de Energia (COPEL) nas áreas de manutenção e engenharia de manutenção, tendo colaborado com bastante frequência com as áreas de treinamento de pessoal dessas empresas.

Fui professor da antiga Escola Técnica Federal de Santa Catarina, tendo lecionado Eletrônica e Telefonia entre outras disciplinas durante um ano em 1.993.

Aposentado desde 2009, lecionei programação de microcontroladores PIC16F877A em linguagem C com compilador CCS, assim como Eletrônica, Instalações Elétricas e Eletrônica Industrial, durante dois anos e meio no curso de Engenharia Elétrica no CESCAGE (Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais) em Ponta Grossa - PR, de março de 20011 a julho de 2013.

O livro que concluí no final de março de 2.020, "Programação de microcontroladores PIC18F4520 e PIC18F4550 em linguagem C com compilador CCS" apresenta 44 tabelas, 491 figuras, 73 exemplos (para esclarecer conceitos) e 98 exemplos de aplicações testados em simulador e/ou kits de desenvolvimento (e, quando necessário, na bancada com o uso de osciloscópio e multímetro digital entre outros instrumentos) em suas 497 páginas (sem contar o índice e as referências).

Foram solicitadas autorizações para uso de algumas tabelas da CCS, o que foi gentilmente concedido, as quais são citadas ao longo da obra. Também foi solicitada a autorização para uso de uma explicação sobre o uso de bootloader, também gentilmente permitida pelo Eng. Carlos Eduardo Sandrini Luz autor pelo Clube de Autores e proprietário da ACEPIC, da qual utilizo vários kits neste livro/treinamento.

Também houve consultas a engenheiros da CCS (CCS Support), desenvolvedora do compilador e da Labcenter Electronics (desenvolvedora do simulador VSM PROTEUS), cujos nomes constam nos agradecimentos no início do livro.

Esse livro foi escrito com a intenção de auxiliar verdadeiramente os interessados nesta área. Sua didática e desenvolvimento passo a passo, não são encontrados facilmente em outras obras no mercado, nem mesmo em língua estrangeira.