A aventura do livro na Academia brasileira

Um panorama crítico sobre os desafios das editoras universitárias do Brasil frente ao suporte digital

Por Juliana Ramos

Livros E Leitura, Educação, Não Ficção, Crítica Literária

Esta página foi vista 343 vezes desde 15/12/2021

Estaríamos próximos ao fim do livro tal qual o conhecemos? Eles não estão nem parece que serão extintos, mas precisaram adaptar-se e evoluir para continuar integrando-se ao mundo da escrita e da leitura. Isso porque as novas tecnologias e, consequentemente, os novos suportes criados alteram o modo de ser e estar do ser humano na sociedade, afetando os modos de produção e recepção de todos os tipos de textos. Todavia, a situação do livro-forma é menos preocupante do que a do livro-conteúdo. Sob o lema de que livro bom é livro que vende, nessa busca incessante por lucros, quem se importará em produzir conteúdo relevante para a formação cultural, artística e intelectual dos leitores? Quanto mais: Quem estará interessado em estabelecer uma ponte segura e confiável entre o conhecimento produzido na Academia e a sociedade? Dessa feita, a editora universitária, enquanto sobretudo entidade cultural, não pode negligenciar a sua missão e vocação, precisando, portanto, manter-se viva e ativa no mercado editorial.

Edição 1 (2021)