A construção dos espaços sagrados na cultura indígena

Por Edy DA Silva

Ciências da Religião, Corpo, Mente E Espírito, Religião

Esta página foi vista 3067 vezes desde 06/07/2016

O espaço sagrado é definido aqui como um campo de forças e de valores que eleva o homem religioso acima de si mesmo, que o transporta para o meio distinto daquele no qual transcorre a sua existência cotidiana. Com base neste enfoque é que se pode percorrer a multidimensionalidade dos espaços sagrados.

Abordar um tema como este e desta natureza é configurar as dificuldades e as contradições comuns enfrentadas na aventura da condição humana, vivida e experimentada na cultura indígena, principalmente na expressão religiosa do Kwarup (Kuarup) nome do ritual fúnebre na língua Kamaiurá, um dos nove povos do Alto Xingu.

Outros, tais como, o Ukayumai dos Mehinaku e o Puratig As’ Awy dos Mawé da Amazônia Central brasileira são rituais análogos e que conformam em suas mitológicas expressões a celebração da morte e da vida desses povos indígenas. Estas outras experiências podem indicar a construção do espaço sagrado.

Edição 1 (2016)
Coloração Colorido

Edy DA Silva

Edmilson Medeiros de Souza, pseudônimo de Edy Da Silva, é mestre em educação, professor das disciplinas Geografia e Sociologia há três décadas nas escolas públicas do DF, é também, cronista/escritor com várias obras publicas pelas casas publicadoras nacionais Clube de Autores e Editora Perse. Como antropólogo de carreira da Funai trabalha com as comunidades indígenas da região Norte e, atualmente acompanha projetos de atividades produtivas no centro-leste do Pará em Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá.