"Notas válidas" de um professor de Geografia

Por Edy Da Silva

Ciências Humanas E Sociais, Geografia E Historia, Não Ficção

Esta página foi vista 876 vezes desde 08/08/2016

O autor Edy Da Silva, como costuma ser chamado pelos seus amigos e supostos inimigos escondidos nas sombras como vampiros, escreveu este livro durante o recesso escolar do mês de agosto de um inverno goiano, como ele costuma dizer, e também, afirma nessas linhas gerais que este livro não pretende ser uma espécie de autobiografia de sua vida profissional enquanto professor da disciplina Geografia nas escolas públicas e privadas do DF.

Não por acaso, o seu livro vai na contramão de uma dessas histórias do tipo “quando eu era professor a coisa funcionava assim e assado...”; essas coisas, segundo Edy, deixam marcas de um rancor desmedido e sem sentido: " [...] eu diria, tangeriam para longe as críticas sérias levadas a cabo pelo conjunto de uma memória altruísta e tola, reprodutora, talvez, de uma realidade que circunscreveria o seu ‘umbigo’ e nada somaria à educação de nossos filhos, netas e outros agregados".

Este é o professor de geografia que conhecemos: chamado de Edy Da Silva, seu atual codinome, busca uma autocrítica sem antes dizer uma auto-comiseração das coisas que nunca teve vontade de dizer sobre o que é lecionar a disciplina 'geografia escolar' nas escolas da periferia de Brasília, mas agora o faz com grande maestria e conhecimento, pois ele escreveu este livro para professores que vão e para aqueles que estão chegando e ainda têm uma longa caminhada pela frente.

Boa leitura para todos!

Edição 1 (2016)

Edy Da Silva

Edmilson Medeiros de Souza, pseudônimo de Edy Da Silva, é mestre em educação, professor das disciplinas Geografia e Sociologia há três décadas nas escolas públicas do DF, é também, cronista/escritor com várias obras publicas pelas casas publicadoras nacionais Clube de Autores e Editora Perse. Como antropólogo de carreira da Funai trabalha com as comunidades indígenas da região Norte e, atualmente acompanha projetos de atividades produtivas no centro-leste do Pará em Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá.