A maternidade dura 18 anos

Reflexões sobre a dor e a delícia de ser mãe

Por Lineimar Pereira Martins

Maternidade, Não Ficção, Família E Relacionamentos

Esta página foi vista 693 vezes desde 23/12/2023

A maternidade dura 18 anos é uma narrativa comovente e sincera, não desprovida de humor, que mistura uma história íntima com considerações culturais, sociológicas e antropológicas. Em alguns aspectos, a história tem um apelo universal com o qual a maioria das mulheres poderá se identificar, enquanto em outros aspectos sua jornada lhe confere um caráter único. Sua capacidade de se questionar, principalmente sobre o papel da transmissão, é admirável. Você demonstra o papel da história familiar, da cultura de origem e dos altos e baixos da vida na formação do que você transmite ao seu filho e na determinação do adulto que ele se tornará. E, acima de tudo, como não se perder nesse relacionamento e respeitar a si mesma.

O título deste livro é uma alusão ao romance de Frédéric Beigbeder, "O amor dura três anos". Como em sua narrativa, ele é provocador e não supõe o fim de um sentimento, mas evoca a sua transformação ao longo do tempo. Como amor de Beigbeder, a maternidade não acaba quando nossos filhos atingem a maioridade. Eles sempre ocuparão um lugar central em nossas vidas. Mas o lugar que ocupamos na vida deles será cada vez mais irrisório, o relacionamento mãe-filhos se tornará progressivamente assimétrico, desproporcional e, em alguns casos, unilateral.

Edição 1 (2023)
Formato Pocket (105x148)
Acabamento Brochura s/ orelha
Tipo de papel Polen

Lineimar Pereira Martins

Franco-brasileira, Lineimar Pereira Martins é antropóloga e trabalha como tradutora em tempo integral há quinze anos. Ela é a autora de "O Brasil para inglês ver" publicado em 2002 e de "O mito da raça pura na Coreia do Sul" publicado em 2009, e das "Memórias de uma suburbana dura que decidiu morar na Europa", assim como de diversos textos publicados em jornais e livros especializados em Ciências Humanas e Sociais. Ela também é autora de livros didáticos para o ensino do português para falantes de francês em colaboração com as Éditions Ellipses.

Lineimar Pereira Martins - traduções: www.lineimar.eklablog.com