A Medicina Rastafari e as possíveis relações com a Naturologia

Um relato da trajetória da pesquisa, reflexões sobre saúde, medicina e as relações entre Medicina Rastafari e Naturologia.

Por Igor de Azevedo Silva

Vida Saudável, Questões De Saúde, Naturopatia, Saúde E Fitness, Medicina, Ciências da Religião

Esta página foi vista 1406 vezes desde 01/11/2021

Na primeira parte do livro, o autor aborda sua experiência dentro do Movimento Rastafari, seu contato com a música reggae, com artistas e sacerdotes jamaicanos, bem como a trajetória de preconceitos e desafios que viveu para se formar como bacharel em uma profissão da área da saúde devido ao seu visual rastafari da época, passando pela elaboração do artigo científico, apresentação do trabalho no Congresso Brasileiro de Naturologia e, posteriormente, realizando a publicação do artigo na revista Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares, até o momento atual em que compartilha suas reflexões e aprendizados. Na segunda parte, você poderá conferir o artigo na íntegra, a versão completa, mais ampla que a versão do artigo publicado, que foi resumida para atender às especificações do periódico. Poderá desfrutar, também, de capítulos adicionais, que aprofundam algumas reflexões da temática, e o questionário realizado nas entrevistas com os rastas que trouxeram seus conhecimentos, filosofia e práticas para contribuir com a pesquisa. Perceberá que a Cultura Rastafari possui uma história muito rica e que, apesar de ter como principal local de preservação a Jamaica, tem relações íntimas com a própria história do Brasil. Por se tratar de um saber integrativo, que traz autonomia e fortalece as culturas tradicionais, é de vital importância no momento contemporâneo, quando a desigualdade social, a miséria e a precariedade nos cuidados com a saúde ainda são uma triste realidade, junto à crescente desconexão com a natureza, poluição, degradação do meio ambiente, que geram uma crise socioecológica sem precedentes, evidenciando a urgente necessidade de restaurar um estilo de vida e mentalidade que levem em conta a importância de viver em harmonia com os movimentos naturais e cultivar o respeito à vida.

Edição 1 (2021)

Igor de Azevedo Silva

Igor de Azevedo é Bacharel em Naturologia pela Universidade Anhembi Morumbi, Cantor, Compositor e Instrumentista. Possui uma trajetória marcada pela Música Reggae, Saúde Pública e experiências com Comunidades Alternativas. Atua com Atendimentos Clínicos em Naturologia, Educação em Saúde, Manejo de Hortas Medicinais, Rodas de Conversa e Condução de Atividades Terapêuticas com Música, atuando principalmente na saúde do adolescente e saúde feminina. Membro da equipe multiprofissional do Programa Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Membro Fundador da Rede Nacional de Naturologia no SUS. Seu trabalho tem como base o fortalecimento dos vínculos humanos através do cuidado humanizado acolhedor, do estímulo ao autocuidado e respeito às diversidades socioculturais.