A SOBREVIDA EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA ONCOLÓGICA DO SUL DO BRASIL

Por Adriana Ferreira da Silva, Manoela Rodrigues, Maryana Schwartzhaupt de Matos e Patricia Garcia Guilardi

Ciências Da Vida, Ciências Aplicadas, Ciências Biológicas, Ciência

Esta página foi vista 196 vezes desde 31/07/2023

Objetivo: Avaliar a taxa de sobrevida global em cinco anos de mulheres com câncer de mama (CA mama) atendidas em um hospital de referência oncológica. Background: O CA mama é a principal causa de morte feminina no mundo, sendo a quinta causa de morte mundial por câncer em geral. Desenho: Estudo documental de coorte retrospectivo. Métodos: Foi realizada uma busca no sistema de informação deste hospital e rastreados todos os casos de diagnóstico de CA mama entre os anos de 2007 e 2011. Foram considerados os desfechos: morte, sobrevida global em cinco anos ou perda de seguimento para os casos em que não foi possível identificar se a paciente estava viva ou não. Este estudo foi aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Parecer nº 1.799.780). Resultados: Foram identificados 2.729 casos, dos quais 35% (n= 953) tinham dados de sobrevida disponíveis. O tempo médio de sobrevida destas pacientes foi de 56,28 meses, sendo a taxa de sobrevida global de 88,4%. Os casos seguiram um perfil sociodemográfico já descrito na literatura, bem como perfil do tumor. Também foi observado um aumento no diagnóstico de CA mama em estádio mais precoce. Conclusões: A taxa de sobrevida global encontrada nesta coorte está de acordo com a literatura e se alinha ao aumento na taxa de sobrevida brasileira ao longo dos últimos anos, estando relacionada ao diagnóstico precoce da neoplasia.

ISBN 978-65-266-0653-7
Edição 1 (2023)