A Tolice do Livre Arbítrio

Quem disse que conhecer o certo e o errado é sinônimo de ser livre para escolher o certo ou o errado?

Por Roberto Brito

Doutrinas Bíblicas, Estudo Bíblico, Teologia

Esta página foi vista 3448 vezes desde 27/07/2016

Uma das maiores interrogações tidas pelo homem ao longo dos anos, é o do porque o pecado original aconteceu. O pecado e sua consequência são a causa de tantos artigos científicos ao longo de toda a história humana e que tem causado tanta confusão e controvérsia no ceio da igreja.

Antes do pecado homem e mulher conheciam apenas o bem, eram puros, inocentes, estavam nus e não se envergonhavam. Vejamos:

E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

(Gênesis 2:25)

Depois do pecado o homem adquiriu um bem extremamente precioso, a sua consciência moral, pois se o homem não tivesse pecado, seus olhos jamais teriam sido abertos e sua mente jamais alcançaria a maturidade necessária para que pudesse conhecer as circunstâncias a sua volta.

A maior propriedade da consciência é a capacidade de percepção e analise interior e exterior, gerando no homem o pensamento crítico de si mesmo e dos eventos que o cercam.

A consciência serviu para nos dar pleno entendimento das nossas atitudes, tanto, que sabemos distinguir exatamente quando estamos praticando algo de bom ou de mal, quando estamos servindo a Deus ou ao diabo. Vejamos:

Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;

Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;

(Romanos 2: 14-15 – Negrito meu)

Deus sabia muito bem que o homem cairia em pecado, na verdade, Deus deu a ordem ao homem simplesmente para que o homem O desobedecesse, pois sem a desobediência do homem, o pecado jamais seria consumado e a consciência humana jamais seria alcançada, porém, tudo estava dentro do Eterno Conselho de Deus. Então, nos Seus Conselhos eternos, Deus já havia incluído a queda do homem para que a Sua justiça e todos os Seus demais atributos pudessem ser manifestados à ele.

Certamente você nunca olhou para o pecado original dessa forma não é verdade, pois bem, o pecado original é apenas um pingo no oceano de revelações que você encontrará nesse livro, pois aqui, assim como essa nova visão em relação ao pecado original, você terá uma visão diferente sobre fé, obras, graça, sobre a criação do mal e a soberania divina, demonstrando em cada novo tópico uma nova visão a partir da soberania divina em detrimento ao livre arbítrio humano.

Edição 1 (2022)

Roberto Brito

Cristão evangélico, casado e empresário!

Publicações relacionadas