A TRADIÇÃO ORAL NO ENSINO DE LÍNGUAS INDÍGENAS

UMA PROPOSTA PARA O POVO PARKATÊJÊ

Por Maria de Nazaré Moraes da Silva

Desenvolvimento Humano, Educação, Não Ficção, Educação Especial, Educação Multicultural, Política Educacional E Reforma

Esta página foi vista 4456 vezes desde 30/10/2014

Este livro apresenta uma proposta para o ensino formal do parkatêjê apoiada na tradição oral do povo de mesma denominação. Trata-se de uma língua falada por índios que habitam a Reserva Indígena Mãe Maria, localizada à altura do quilômetro 30 da rodovia BR 222, no município Bom Jesus do Tocantins, em Marabá, sudeste do Estado do Pará. O texto apresenta considerações gerais sobre os Parkatêjê; faz uma abordagem histórica acerca da Linguística Indígena no contexto educacional brasileiro, com base nos acontecimentos observados desde o século XVI até os dias atuais; registra características de sociedades reguladas pela tradição oral, ou principalmente por meio dessa tradição; apresenta reflexões sobre cultura oral e cultura escrita; reúne, também, dados a respeito da implantação da educação formal na aldeia parkatêjê. A referida proposta de ensino é delineada com o apoio de estudos favoráveis à pujança da oralidade no ensino de línguas e destaca os índios de primeira geração como atores importantes no processo de ensino e aprendizagem da língua tradicional na escola indígena.

ISBN 978-85-63117-20-5
Edição 1 (2014)