Alfred Hitchcock

Artes, Didáticos, Biografia

Esta página foi vista 7888 vezes desde 05/01/2011
Acabamento

"O suspense é uma forma. Ele trabalha tanto na forma de expressão quanto na forma de conteúdo. Como expressão, ele trabalha com o que está ausente na tela, em suspensão. Como conteúdo, ele opera os complexos semânticos de medo e de passagem de tempo. O suspense pode ser desenhado a partir de diversas formas, e o próprio cinema de Hitchcock pode ser considerado como um grande inventário, ou antes, como um grande evangelho das formas do suspense. Mas a visão contínua de sua obra permite que se veja que o velho Alfred tem uma predileção imensa por uma delas: a do percurso. O percurso começa com um fator desencadeador, a partir do qual o personagem terá que provar algo, enfrentando com isso a franca oposição dos poderes instituídos (polícia, política, cidadãos "idôneos", etc.).

É esse percurso que na maioria das vezes constitui o suspense, Mas esse percurso também envolve outra coisa — o objetivo. Óbvio, a estrutura narrativa tenta resolver isso de forma simples, através da simples realização do percurso e da inocência por fim encontrada. Mas as linhas subliminares de Hitchcock, ou ao menos de suas principais obras, nos dizem mais. Através do caminho percurso-prova-inocência, se desenha outra linha discursiva, outro fluxo de enunciação que não tematizam mais justiça ou inocência, mas sim os valores de casamento, maturidade e desejo."

Depois de alguns anos de pesquisa sobre o suspense como forma de linguagem audiovisual, resolvi escrever esse livro que certamente será uma das muitas ferramentas utilizadas por estudantes de comunicação social e de cinema. Embora o livro se prenda um pouco à biografia, cronologia e filmográfia do Mestre do suspense e de seus colaboradores, a literatura policial e de suspense também encontram-se presentes na obra, além de fotos históricas e curiosidades sobre a controvertida personalidade de Alfred Hitchcock.

(Fernando Agra)

Edição 1 (2009)
Acabamento Brochura

Fernando Agra

Fernando Agra é ator, bailarino, repórter fotográfico, escritor e professor de dramaturgia Audiovisual. Nasceu no Recife em janeiro de 1973. Como ator e bailarino atuou em grupos como o Balé Popular do Recife, Balé Brasílica, Cia de Arte da Cidade Alta de Olinda (CACAO), Cia Le Monde de Teatro e Dança e Grupo de Teatro Pedaços. Como jornalista e produtor, trabalhou na Tv Jornal do Commércio e no Núcleo de Rádio e TV Universitária de Pernambuco (NRTVU). Morou por três anos na Espanha, onde concluiu o mestrado em Produção Audiovisual na Universidad Complutense de Madrid (UCM). Já escreveu cerca de 10 livros.

O primeiro foi POESIA IN VITRO, lançado em 2009 pela editora CLUBE DE AUTORES, o segundo foi KAMALEON IN VITRO, uma coletânea de textos e poemas de sua autoria. O terceiro foi o livro BALÉ POPULAR DO RECIFE – UM DANÇAR IRRESISTÍVEL, uma visão intimista de um dos grupos de dança mais antigos do Norte-Nordeste e do qual fez parte. O quarto livro foi ALFRED HITCHCOCK – UM HOMEM QUE SABIA DEMAIS, que trata da biografia e da filmografia do Mestre do Suspense. O quinto livro foi ENTRE IGUAIS – AMOR SEM LIMITES, onde faz uma análise antropológica e sociológica da homossexualidade no decorrer da história e finalmente o projeto A IMAGEM SONORA – TRILHANDO OS CAMINHOS MUSICAIS DA SÉTIMA ARTE, onde trata da importância da música em uma produção cinematográfica. Esse projeto foi dividido em cinco volumes, onde o primeiro livro fala dos primórdios do feliz casamento entre a música e o cinema e os outros quatro livros, destacam OS MAIORES COMPOSITORES DA SÉTIMA ARTE e as suas obras mais marcantes. Para Fernando, “Escrever não é um hobbie, é a sua própria vida, pois um hobbie serve apenas para passar o tempo e não para preenchê-lo em sua totalidade”.

BAÚL DEL KAMALEON: khamaleon.blogspot.com